Veganismo

O veganismo é uma filosofia que abole tudo o que tenha origem animal, desde a alimentação até o vestuário, a maquiagem, o entretenimento e o medicamento.

Artigo publicado por Fernanda Guimarães nas categorias: Beleza, Boa Forma, Saúde

O veganismo surgiu em 1994 e tem conquistado cada vez mais adeptos em todo o mundo porque é uma filosofia que preza pela vida dos animais. Seus seguidores excluem do cardápio todo alimento de origem animal, desde a carne até os ovos e o leite. Então, se você é uma pessoa preocupada com os animais, conheça melhor o veganismo nesse artigo.

Diferença entre o Veganismo e o Vegetarismo

Muita gente ainda confunde os conceitos de veganismo e vegetarianismo. O primeiro é uma filosofia que adota a vida que não utiliza nada que tenha origem animal, desde a alimentação até o vestuário e os medicamentos porque os seus adeptos não concordam com o sofrimento pelo qual os animais precisam passar para que os humanos tenham mais conforto.

Veganismo

Por outro lado, os vegetarianos são aqueles que adotam uma alimentação saudável, e não exclusivamente feita de vegetais, como o nome pode levar a acreditar. Na realidade, essa denominação vem da palavra latina vegetus, que significa literalmente “vigoroso”, “saudável” e “forte”. Porém, a maioria deles exclui qualquer tipo de carne animal da dieta, sendo que apenas os pescetarianos optam pela ingestão de peixes. Mas diferentemente dos veganos, os vegetarianos comem ovos e laticínios.

A Vida do Vegano

Os veganos se alimentam apenas de frutas, legumes, sementes, hortaliças e cereais e não usam roupas feitas de couro, lã, pele, camurça ou seda, assim como adornos como pérolas, penas, plumas, ossos, dentes ou marfim, já que essas vestimentas causam sofrimento aos animais.

Além disso, não usam medicamentos, produtos de higiene e nem maquiagens que são testados em animais. Portanto, optam pela medicina fitoterápica, homeopática ou qualquer outro tratamento alternativo, assim como produtos que não tenham tido animais como cobaias. Por isso, há listas extensas de marcas que não usam esses testes divulgadas em sites veganos.

Dieta vegan

Quanto aos entretenimentos, os veganos são contra jardins zoológicos, touradas, rodeios e vaquejadas, pois esses eventos tornam os animais escravos dos homens ao invés de estarem livres em seus habitats.

Dieta Vegana

Como escrito anteriormente, a dieta vegana é baseada única e exclusivamente no mundo vegetal, ou seja, em frutas, legumes, verduras, cereais, raízes e sementes, mesmo que sejam industrializados. Portanto, os veganos apresentam baixos índices de colesterol ruim (LDL) no sangue, o que lhes causa menos doenças cardíacas. No entanto, seus níveis de fibras, carboidratos, potássio, magnésio, antioxidantes e ácido fólico são bem maiores que os de uma pessoa carnívora, o que lhes traz maior longevidade, principalmente porque possuem menos gordura saturada e, consequentemente, gordura corpórea.

A Comida Vegana

Para os veganos, o maior problema é encontrar um bom restaurante que possa agradar a sua filosofia. Por isso, muitos deles preferem fazer a sua própria comida. E como não há muitas receitas disponíveis, alguns sites se especializaram nesse tipo de culinária para que esse grupo não passe fome. Assim, os chefs usam a criatividade para que os pratos fiquem cheios de cores e sabores para agradarem até os paladares mais sofisticados com o uso de muitas ervas, condimentos e temperos. Vale a pena experimentá-las.

Fernanda Guimarães

Autora

Fernanda Guimarães é apaixonada pela área de relacionamento, sexualidade & amor. Tem ajudado milhares de mulheres a encontrarem o homem ideal através de suas dicas de atração, sedução e conquista!



Comente!




*Campos obrigatórios