Tudo sobre HPV

O HPV atinge 1 em cada 5 mulheres. Por isso, saiba como se prevenir.

Artigo publicado por Fernanda Guimarães nas categorias: Beleza, Saúde

O HPV (Papilomavirus humano), também conhecido como crista de galo, verruga genital, figueira ou cavalo de crista é uma das doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) mais conhecida entre homens e mulheres. O seu tratamento pode ser simples, mas se não for detectado a tempo, pode causar até o câncer de cólon de útero ou do ânus. Portanto, fique esperta e saiba tudo sobre o HPV neste artigo.

O que é o HPV

O HPV é um vírus que pode ser encontrado em mais de 100 formas, sendo que 15 delas levam ao surgimento de cânceres, principalmente o do colo do útero e do ânus. Quando o vírus se instala, provoca pequenas lesões em forma de verruga no local. Elas são provocadas pelo crescimento anormal das células.

As regiões mais afetadas pelo HPV são a boca, os lábios, as cordas vocais, o ânus, o pênis, a vagina e a uretra, tanto de homens quanto de mulheres. 35 tipos desse vírus são mais comuns nas regiões anogenital.

HPV

Como é Realizada a Transmissão da Doença?

Por ser uma DST, a sua forma de transmissão mais comum é a sexual, tanto genital, anal quanto oral. Além disso, o vírus também é transmitido da mãe para o feto e através de objetos contaminados como toalhas e roupas íntimas.

Como é Feito o Diagnóstico?

Quando o vírus se instala nos lábios ou na boca, o diagnóstico é facilmente realizado por um dermatologista. Entretanto, se estiver nas partes internas das genitais, será detectado, nas mulheres, através do exame preventivo denominado Papanicolau. Em outros casos, é feito visualmente.

Por isso, a visita regular ao ginecologista é tão importante. Afinal, quanto antes o diagnóstico for realizado, mais fácil será o tratamento.

Se o HPV tiver infectado a região anal, a colonoscopia é o exame indicado para que o diagnóstico seja realizado com sucesso.

Quais são os Sintomas?

Os principais sintomas são a ardência no local e, a seguir, a explosão das verrugas, que passam a doer. Porém, em alguns casos, não há sintoma algum e são necessários exames mais profundos para que a doença seja detectada.

Quais são os Tratamentos?

Quando o HPV é superficial, são realizados tratamentos a base de medicamentos tópicos como pomadas ou cremes. Entretanto, se for interno, poderá passar por eletrocauterizações, cauterizações químicas, lasers ou crioterapia. Tudo depende do tipo de vírus que foi instalado.

Mas se o vírus tiver gerado um câncer, a única opção é a cirurgia local para a retirada dele.

Tratamento de HPV

Como Prevenir o HPV?

Assim como todas as DSTs, o HPV deve ser prevenido com o uso da camisinha em todas as relações sexuais, inclusive nas orais e nas anais, principalmente se você tem vários parceiros.

Além disso, não use roupas íntimas ou toalhas de ninguém, mesmo que seja conhecido, pois esses objetos podem estar contaminados. No caso de mães portadoras do vírus, já existe uma vacina que previne o contágio do bebê.

Fernanda Guimarães

Autora

Fernanda Guimarães é apaixonada pela área de relacionamento, sexualidade & amor. Tem ajudado milhares de mulheres a encontrarem o homem ideal através de suas dicas de atração, sedução e conquista!



Comente!




*Campos obrigatórios