Tratamentos para Cabelos Ressecados

Os cabelos ressecados ficam sem brilho, sem vida e sem força. Por isso, devem ser tratados adequadamente para que voltem a ter a beleza e a maciez de antes.

Artigo publicado por Fernanda Guimarães nas categorias: Beleza, Cabelos

Os cabelos são constantemente maltratados no dia a dia: a poluição, o sol, o cloro, o sal, a poeira e os processos químicos são alguns dos agentes que alteram o pH dos fios, dilatando e desprotegendo as suas cutículas. Assim, o cabelo perde o seu revestimento natural de gordura, tornando-se opaco, quebradiço e seco. Então, se os seus fios estão sem vida, veja alguns tratamentos para cabelos ressecados que podem ser feitos em salões ou mesmo em casa e devolva-lhes o brilho, a força e a maciez.

pontas ressecadas

Bioplastia Capilar

A bioplastia capilar é um dos tratamentos para cabelos ressecados mais procurados nos salões de beleza. Isso porque ela tem o poder de regenerar e de reestruturar os fios de dentro para fora, garantindo-lhes mais vida, brilho e força. É indicada para quem tem os cabelos extremamente danificados devido a processos oxidativos como a exposição excessiva ao sol e ao cloro, a descoloração, o enfraquecimento da haste, o alisamento e o uso abusivo da chapinha e do secador.

No creme utilizado nesse tratamento, encontramos aminoácidos e óleo de baobá, que preenchem o córtex e as cutículas dos fios, tornando-os mais encorpados, elásticos e fortes. Os kits para a bioplastia capilar podem ser encontrados em perfumarias, sendo que as marcas mais conhecidas são a Reegenia e a Lowell, que vêm com instruções simples de serem seguidas.

Entretanto, na primeira vez, é importante que você procure um bom salão de beleza para que o cabeleireiro possa avaliar os seus fios com profissionalismo e, assim, aplicar-lhes o tratamento mais adequado.

Hidratação Capilar

Os cabelos ressecados devem ser hidratados por um profissional a cada 15 ou 30 dias, dependendo dos danos. Se você tiver química nos fios, o espaço de tempo deve ser mais curto, mas se o ressecamento foi causado pela poluição, uma vez por mês é o suficiente. Com esse procedimento, a gordura retorna aos fios, deixando-os brilhantes, sedosos e bonitos.

Porém, se quiser economizar com o cabeleireiro, aplique máscaras de hidratação em casa 2 vezes por semana, em substituição ao condicionador. Para tanto, assim que sair do banho, retire bem a umidade do cabelo e, então, aplique a máscara. Caso contrário, a máscara apenas escorrerá pelos fios, ao invés de penetrar neles. Desse modo, você só precisará ir ao salão 1 vez por mês.

E se você não tiver paciência para esperar os minutos necessários para que a máscara faça efeito, opte pelas ampolas de hidratação, que agem instantaneamente e são muito fáceis de serem usadas.

cabelo seco

Cauterização Capilar

Outro tratamento para cabelos ressecados muito comum em salões de beleza é a cauterização capilar, que recupera a elasticidade natural dos fios através de uma hidratação profunda, deixando-os brilhantes e sedosos. Para tanto, a base da cauterização é a reposição da queratina, principal componente dos fios. Com isso, as pontas duplas são amenizadas e os fios tornam-se menos quebradiços.

Portanto, a diferença entre esse tratamento e a hidratação é que ele reconstrói as proteínas dos fios, enquanto o segundo devolve a gordura a eles. Sendo assim, é importante unir ambos os processos caso seus fios estejam muito danificados.

Para melhores resultados, faça a primeira cauterização capilar em um bom salão e, em seguida, faça uma manutenção semanal com kits de cauterização que podem ser facilmente encontrados em perfumarias.

Fernanda Guimarães

Autora

Fernanda Guimarães é apaixonada pela área de relacionamento, sexualidade & amor. Tem ajudado milhares de mulheres a encontrarem o homem ideal através de suas dicas de atração, sedução e conquista!



Comente!




*Campos obrigatórios