Traje Passeio Completo e Traje Gala

Usar traje social ou de gala requer cuidados, mas não é difícil depois de entender o conceito.

Artigo publicado por Fernanda Guimarães nas categorias: Moda, Tendências

Quando falamos dos outros trajes que podem ser pedidos em um convite de festa, mais relacionados a pequenas reuniões, sempre destacamos que o traje esporte e o esporte fino ainda tinham algo de despojado, principalmente o primeiro, que preza mais pelo conforto do que para a composição da produção. Num pedido de traje Passeio Completo você deve abandonar o despojamento, o traje já entra nos formais e nesse caso o convite deve ser levado ao pé da letra, pois se ignorado você poderá acabar com uma gafe.

O uso de roupas especificas para determinadas ocasiões está bem longe de ser apenas uma “frescura” ou uma tendência que surgiu apenas no século XX em diante, a ideia de se vestir adequadamente é o que dá lógica as “cerimônias”, existem muitos registros que destacam a importância das cerimônias para a formação de sociedades, principalmente no oriente, destaca-se na cultura japonesa, chinesa e indiana uma série de regras a serem seguidas, regras postas em um cerimonial que regia a forma de se vestir e de se portar durante uma ocasião. Hoje, podemos pensar que nossa sociedade, mesmo ocidental, dá continuidade a isso com a inclusão das pessoas em uma cerimônia por meio do seu traje.

traje passeio completo

traje passeio completo

Entendendo o Traje Passeio Completo

Além de usar comprimentos e cortes mais sérios, o que faz um traje social é também a escolha de tecidos e acabamentos das peças, que devem ser mais refinados. São trajes pedidos principalmente em casamentos, jantares sérios, comemorações de grandes empresas, entrega de prêmios e até alguns espetáculos, como as óperas. O que ainda fica em aberto são os comprimentos, que podem ser longos ou curtos.

 Combinações Clássicas

Vestidos de Materiais Refinados: tecidos mais nobres como tafetá, georgette, xantungues e cetins caem bem para os vestidos utilizados nessas ocasiões, principalmente os curtos ou cocktail dresses, porque embora sejam permitidos precisam de uma dose extra de elegância para combinarem com toda a atmosfera. Principalmente para as senhoras, que preferem usar conjuntos, é bom saber que saias e blusas em tecidos finos também são permitidos.

Se protegendo do frio: se estiver um pouco frio, melhor optar por uma meia fina. para as ocasiões que pedem esses trajes as meias opacas parecem informais demais, escolha entre cores escuras como preto e chumbo ou no tom da pele, fica bem elegante. Quanto aos casacos, podem ser casacos 7/8 de tecido fino, cardigãs fininhos e echarpes.

traje gala

traje gala

Sapatos e Bolsas: os sapatos merecem atenção especial no traje passeio completo, já não podem ser modelos em couro, que parecem muito informais.  Opte por sandálias metalizadas de tiras finas ou sapatos revestidos de verniz ou um tecido fino, como o cetim. As bolsas devem ser pequenas e também ficam melhores com acabamentos metalizados, envernizados ou cobertos com tecido, também vale usar pequenas “bolsas-joia” se não desejar usar outros acessórios, para não ficar over.

Acessórios: por ser um traje mais formal, permite o uso de jóias ou acessórios mais chamativos e elaborados, diferente dos trajes esporte e esporte fino. Além dos acessórios, o cabelo e a maquiagem merecem uma atenção maior.

 Entendendo o Traje Gala

Traje de Gala, a Rigor ou Black Tie são aqueles trajes que vemos em grandes premiações, como o Oscar, é um convite raro de aparecer na vida real, mesmo entre quem costuma dar grandes festas. Além de ser o mais difícil de surgir, é o dresscode mais fácil de seguir: vestido longo com tecidos finos, sapatos forrados com tecido ou metalizados, podem ser scarpins ou peeptoes, bolsas micro e joias verdadeiras, de preferência. Também capriche no cabelo e na maquiagem.

Fernanda Guimarães

Autora

Fernanda Guimarães é apaixonada pela área de relacionamento, sexualidade & amor. Tem ajudado milhares de mulheres a encontrarem o homem ideal através de suas dicas de atração, sedução e conquista!



Comente!




*Campos obrigatórios