Traje Esporte Fino ou Passeio

Intermediário entre o traje esporte e o traje social, o esporte fino é menos complicado do que pode parecer.

Artigo publicado por Fernanda Guimarães nas categorias: Moda, Tendências

Usado principalmente em jantares mais formais e eventos sociais tais como inaugurações, jantares mais formais e reuniões em que se peça mais do que uma simples calça jeans, o traje esporte fino, também conhecido como traje passeio é uma intermediário entre o traje esporte o traje social. É mais limitado que o traje esporte, porém mais aberto a opções que o traje social.

O traje esporte fino também é chamado de “tênue de ville”, a expressão remete a Belle Époque e sintetiza bem o que se espera de uma produção desse tipo, “tênue de ville” é uma expressão em francês que significa algo como “aguardado na cidade”, à época as cidades eram o centro de civilização e também de glamour, se arrumar para ir à cidade exigia mais cuidado do que apenas um passeio pela vila rural, por exemplo, ainda assim, os convidados já sabiam que não deveriam exagerar, pois o glamour da civilização era diferente de, por exemplo, um jantar com nobres ou uma realeza.

Na literatura e no cinema temos exemplos desse uso, Madame Bovary, personagem clássica do realismo francês comete uma gafe de má interpretação do termo e exagera no glamour. Em Titanic vemos que apesar da roupa de época Rose aparece com vestidos menos suntuosos nos jantares, exemplos de uso da ideia do “tênue de ville”.

traje esporte fino

Trazendo para os nossos dias, afinal que roupa se encaixa no esporte fino? Mais simples do que parece, não ter uma ampla gama de possibilidades faz do traje passeio uma garantia de estar elegante, na maioria das vezes.

Entendendo o Traje Passeio

Como dito antes, é um traje intermediário. Aqui a escolha ainda deve ser informal, mas não tão informal como no traje esporte.  Nesse caso, a calça jeans, as sandálias rasteiras e os tênis saem e cedem lugar a sapatos mais delicados, acrescenta-se acessórios mais sofisticados e “chiques”, até mesmo joias podem entrar na produção, mas nas roupas muitos materiais mais finos continuam valendo, com outras combinações. Quando o evento é noturno, a maquiagem pode ser mais caprichada, mas ainda discreta.

Combinações Clássicas

Vestido na Altura do Joelho:

a versão mais simples de um traje esporte fino é o vestido, com um saltinho delicado já é uma produção pronta e discreta, que não levanta nenhum questionamento ou dúvida.

Camisa/Blusa com Saia na Altura do Joelho:

uma variação do vestido, a combinação traz mais possibilidades, misturas de texturas, cores e materiais podem render um aspecto interessante a combinação, utilizando materiais mais finos para deixar a produção mais delicada e elegante. Aproveite a moda das saias mídi para ousar de uma forma mais fashionista.

vestido para festa

Camisa/Blusa com Calça Sequinha:

seguindo a mesma ideia usada para a combinação de blusa e saia, mas com resultados mais modernos.

Terceiras Peças:

para completar visuais mais simples, usar uma terceira peça é sempre um exercício de combinação e criatividade, além de ser mais divertido. Adicionar um lenço ou um cardigã de material mais simples a uma combinação de texturas e brilhos alivia a produção e equilibra, um resultado simples e elegante. Em dias mais frios, casacos e blazers sempre fecham bem qualquer produção.

Fernanda Guimarães

Autora

Fernanda Guimarães é apaixonada pela área de relacionamento, sexualidade & amor. Tem ajudado milhares de mulheres a encontrarem o homem ideal através de suas dicas de atração, sedução e conquista!



Comente!




*Campos obrigatórios