Semente de Sucupira

A semente de sucupira apresenta inúmeros benefícios para a saúde, desde tratar cânceres até acabar com dores.

Artigo publicado por Fernanda Guimarães nas categorias: Beleza, Boa Forma, Saúde

A sucupira, cujo nome científico é Pterodon pubescens Benth, é um arbusto originário do cerrado brasileiro. Suas flores aparecem entre os meses de agosto e setembro e são lindamente azuis e roxas. Sua madeira é altamente popular, o que causa uma grande demanda dela no mercado. E além disso, a sua semente pode ser utilizada no tratamento de diversas enfermidades. Sendo assim, conheça melhor as propriedades da semente de sucupira.

Benefícios da Semente de Sucupira

De acordo com estudos de pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a semente de sucupira apresenta substâncias capazes de reduzirem o aumento de células cancerígenas na próstata.

Tratamento de dores e inflamações

Índios que viviam na região dos cerrados também a usavam para combater inflamações e dores, sendo, portanto, indicada para o tratamento da artrose, da artrite, do reumatismo e de dores nos joelhos, nas costas e nas articulações. Esse uso está sendo pesquisado e a comprovação parece ser iminente.

Semente de Sucupira

Outras doenças

Por outro lado, o chá feito com a sucupira também pode ser utilizado para o combate do ácido úrico, da asma, da amigdalite, do diabetes, da debilidade orgânica, da dermatose, da dor de garganta, da hemorragia, da sífilis, do cisto ovariano e uterino e dos vermes. Isso devido à presença de várias substâncias como as saponinas, as cumarinas, os esteróides, os óleos essenciais, os triterpenos e os flavonóides.

Como Fazer o Chá de Sucupira

Ingredientes:

  • 1 litro de água
  • 5 sementes de sucupira

Para cada litro de água, você precisará de 5 sementes de sucupira partidas em 4 pedaços.

Chá de semente de sucupira

Passo-a-passo:

  1. Ferva-as na água por aproximadamente 1 minuto. Mas se for usado para o tratamento de dores fortes, esse tempo deve passar para 2 minutos.
  2. Quando esse processo terminar, deixe o chá esfriar e guarde-o na geladeira em recipientes de vidro ou de plástico.
  3. O chá de sucupira deve ser ingerido a intervalos de no mínimo 3 horas, sendo intercalado com bastante água. Contudo, o seu uso deve ser feito por apenas 15 dias corridos para não sofrer de danos no sistema endócrino. Depois desse intervalo, pode-se retornar à sua ingestão normalmente.

Contra Indicações

Como ainda não existem estudos o suficiente que comprovem a total eficácia e segurança do consumo de sementes de sucupira, o melhor a fazer é consultar o seu médico antes de começar a ingeri-las, principalmente se você estiver grávida ou amamentando. Crianças e idosos também precisam de cuidados especiais antes de beber o chá de sucupira, pois são mais frágeis.

Por esses motivos, a semente de sucupira ainda não tem a sua comercialização aprovada pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Onde Comprar e Quanto Custa

A semente de sucupira pode ser encontrada em sites especializados da internet ou em lojas de produtos naturais. Algumas farmácias de manipulação também vendem o produto. Contudo, tenha cuidado ao comprá-las, pois a espécie indicada para se obter os benefícios acima citados é a Pterodon pubescens Benth.

O preço da semente de sucupira pode variar entre R$10,00 e R$20,00, sendo que cada pacote contém 7 sementes. Portanto, vale a pena pesquisar bastante para obter os melhores preços.

Para mais informações sobre os benefícios da semente de sucupira, assista ao vídeo abaixo:

Fernanda Guimarães

Autora

Fernanda Guimarães é apaixonada pela área de relacionamento, sexualidade & amor. Tem ajudado milhares de mulheres a encontrarem o homem ideal através de suas dicas de atração, sedução e conquista!



Comente!




*Campos obrigatórios