Progressiva Com Formol

O formol já foi muito utilizado para o alisamento de cabelos. Porém, atualmente ele é proibido devido aos malefícios causados à saúde.

Artigo publicado por Fernanda Guimarães nas categorias: Beleza, Cabelos

No início, as mulheres, para ficarem com os cabelos lisos, brilhantes e macios, apelavam para um tratamento denominado escova progressiva, que levava a substância conhecida como formol. Entretanto, ela foi proibida pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) devido aos diversos males causados tanto à saúde da pessoa que passava pelo procedimento quanto do profissional que o aplicava. Portanto, conheça mais sobre a progressiva com formol para ficar longe dela.

O Formol

O formol, cujo nome científico é metanal e é também conhecido como formaldeído, é um composto orgânico que faz parte do grupo dos aledeídos e a sua fórmula química é CH2O. Ele é bastante conhecido em laboratórios de faculdades de medicina e em Institutos Médicos Legais (IMLs), pois é usado como conservante de cadáveres e de suas partes. Além disso, é essencial na indústria porque preserva borracha, gelatinas, sucos e adesivos, sendo ainda utilizado na confecção de vidros, seda artificial, explosivos, corantes e produtos químicos.

Escova progressiva: Formol

Uso do Formol em Cosméticos

Apesar dos enormes malefícios que podem causados à saúde do ser humano, o formol pode ser usado em alguns cosméticos, contanto que a sua quantidade não ultrapasse 0,2% como conservante. Já como endurecedor de unhas, o seu limite chega a 5%. Contudo, nas escovas progressivas, essa porcentagem cresce enormemente para 37%, o que é bastante prejudicial.

Malefícios Causados pelo Formol

Quando o formol é aplicado nos cabelos, deve ser seco e chapado com a prancha, o que faz com que ele seja liberado em forma de vapor, que tem odor altamente penetrante e irritante. Assim, sintomas como a irritação da pele, dos olhos, das narinas, das mucosas e do trato respiratório podem aparecer. Porém, o pior deles é a intoxicação aguda, que pode causar vômitos, diarréias, problemas estomacais e até cânceres, como alerta a OMS (Organização Mundial da Saúde).

Escova progressiva com formol

E para piorar, apesar de deixar os seus cabelos lisos e bonitos por um tempo, pode causar danos irreparáveis a eles. Como a substância cria uma capa protetora sobre os fios, acaba escondendo os danos que causa nas moléculas que os formam, destruindo-as. Com isso, o couro cabeludo fica mais oleoso, visto que essa capa não permite com que o óleo escorra naturalmente pelos fios. Além disso, eles ficam quebradiços, ressecados e fracos, necessitando de tratamentos a base de vitaminas e proteínas capilares.

Progressivas Sem Formol

Por causa dos danos causados pelo formol observados por cientistas e profissionais da estética, a indústria de cosméticos se mobilizou para criar escovas que mantivessem os fios lisos sem que fosse necessária a inclusão dessa substância em suas fórmulas.

Desse modo, surgiram diferentes técnicas de alisamento sem formol. As mais conhecidas no momento são a Escova London, a Wellastrate, o Amaciamento Progressivo Nutri Straight Q8, o X-Tenso Progressivo da L’Oreal, o Argan Oil System da Inoar, o Amino Apple, a Escova Primer, o Brasil Cacau Keratin da Cadiveau, o Kera Control da Sírius entre outros.

Todos esses tratamentos são fáceis de serem encontrados tanto em salões de beleza quanto em perfumarias e farmácias. Portanto, opte por eles ao invés de ficar sofrendo com o mau cheiro e com os diversos danos causados pelas escovas com formol que, além do mais, são proibidas em todo o país. Portanto, se você encontrá-las, estará usando algo ilegal.

Fernanda Guimarães

Autora

Fernanda Guimarães é apaixonada pela área de relacionamento, sexualidade & amor. Tem ajudado milhares de mulheres a encontrarem o homem ideal através de suas dicas de atração, sedução e conquista!



1 comentário

  1. darlene

    deixar eu ti fazer uma pergunta pessoa que já passou ene a 2 anos pode fazer progressiva..

Comente!




*Campos obrigatórios