Profissões em Alta

Se prepara para procurar um emprego em 2014!

Artigo publicado por Fernanda Guimarães nas categorias: Beleza, Comportamento

Mercado de trabalho é um assunto cauteloso. Por um lado, a maioria das pessoas não tem a opção de escolher o que irá fazer na vida, ainda hoje no Brasil, essas pessoas acabam, durante a vida, se adaptando ao mom,mento e procurando as melhores “profissões” disponíveis. Outras pessoas, uma parcela que infelizmente ainda não atinge mais do que 20% da população brasileira, é obrigada a escolher ainda muito jovem o que irá seguir como carreira, com idades em que nem sempre há maturidade para perceber que os caminhos poderão mudar ao longo da vida.

Com esses dois pressupostos, ainda há mais, o mercado e a economia mudam, as tecnologias avançam, nosso modo de viver muda, com isso profissões incríveis de dez anos atrás já não possuem tanto valor no modelo de negócios atual – um exemplo é analista de sistemas, pouco a pouco sendo substituído pelos técnicos em informática, que já estão, por sua vez, substituindo-se por técnicos de informática e comunicação em algumas empresas.

profissionais

Profissões Promissoras em 2014

Com essas mudanças econômicas e tecnológicas, atualmente, quais são as profissões em alta? Há algumas que nunca saem completamente de cena, passando por momentos de ápice e declínio na popularidade, por exemplo o Engenheiro Civil. Em geral as engenharias ainda são carreiras sólidas, mas o engenheiro civil depende de muitas variáveis econômicas e sociais para manter o sucesso profissional. Em 2014, a economia brasileira está morna, mas devido aos eventos esportivos e às eleições, as obras de infra-estrutura decolam.

Falando em economia brasileira, vale lembrar que já se passaram alguns anos desde a descoberta da camada pré-sal, onde há petróleo. Para o estudo, retirada e processamento de petróleo é preciso mão de obra qualificada, os engenheiros navais também podem ficar felizes, mas as empresas responsáveis procuram principalmente trabalhadores para atuar em navios e estaleiros. Juntamente com os engenheiros navais, precisam-se de geólogos, para avaliar a estrutura, engenheiros especializados em petróleo e gás e pessoas com formação em logística que consigam conter as transações que envolvam esse material.

A produtividade brasileira aumentou, há mais gente disponível para a mão de obra – o país encontra-se numa fase conhecida como bônus demográfico, quando a população em idade disponível para o trabalho excede a população dependente (idosos e crianças), assim, gerentes de áreas de produção ganham espaço no mercado de trabalho.

Interpretes são outros cargos cogitados como profissões de sucesso em 2014, devido a grande movimentação de estrangeiros no país por causa da copa, e até mesmo pelo aumento das relações internacionais brasileiras, como uma potência da América do Sul.

mulher ao telefone

Profissões Que Não Exigem Diploma

Atrás das profissões que exigem muita especialização técnica, há também cargos com menor exigência quanto ao ensino superior, mas sem os quais o país não andaria. Entre eles: técnicos em construção naval, técnico em edificações, profissionais de atendimento ao consumidor, professores de idiomas, projetistas, técnicos em pétroleo e gás e técnicos em soldagem. Além dessas profissões, o mercado autônomo inflou e permitiu o crescimento de quem trabalha por conta própria, como os cake designers e os web designers, nessa última área, informática, também há crescimento de procura dos game developers.

Fernanda Guimarães

Autora

Fernanda Guimarães é apaixonada pela área de relacionamento, sexualidade & amor. Tem ajudado milhares de mulheres a encontrarem o homem ideal através de suas dicas de atração, sedução e conquista!



Comente!




*Campos obrigatórios