Prevenção e Tratamento de Câncer de Mama

O câncer de mama é a doença que mais mata mulheres no mundo e, por isso, deve ser prevenida para que seja tratada com sucesso.

Artigo publicado por Fernanda Guimarães nas categorias: Beleza, Saúde

O câncer de mama é uma das doenças mais temidas entre as mulheres. E não é por acaso. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a cada ano surgem 1,38 milhões de novos casos da doença, sendo que 458 mil mulheres chegam ao óbito. No Brasil, o número de mulheres com câncer de mama alcança os 52.580 anuais. Portanto, é preciso fazer a prevenção para que a cura aconteça de modo mais simples e menos dolorosa. Sendo assim, saiba como fazer a prevenção e o tratamento de câncer de mama.

O que é o Câncer de Mama

Quando células mamárias, tanto do ducto quanto das glândulas mamárias, começam a crescer anormalmente como consequência de fatores genéticos ou externos, um tumor maligno acomete essas regiões.

Com isso, um nódulo é formado e pode ser sentido com o toque das mãos. Porém, além desse sintoma, o câncer de mama também pode deixar a pele local vermelha, o formato das mamas e dos mamilos alterados, fazer com que secreções escuras saiam dos mamilos, deixar a pele enrugada e abrir feridas nas mamas em estágios mais avançados.

Prevenção

A prevenção contra o câncer de mama deve começar desde cedo, ou seja, a partir do momento em que a adolescente começa a menstruar. Para tanto, ela deve fazer auto-exames constantes. Para fazê-los, basta levantar um dos braços e, com as pontas dos dedos, apalpar ao redor da mama oposta para se certificar de que não há nenhum nódulo. Assim que algum for detectado, deve procurar urgentemente um ginecologista.

Entretanto, outras medidas podem ser tomadas para que a doença não apareça na vida das mulheres. Como o alto nível de estrógeno é um dos causadores do câncer de mama, as adolescentes, a partir dos seus 12 anos, devem praticar atividades físicas intensas por 10 anos seguidos para abaixá-lo e, assim, diminuir em até 23% as chances de obtê-lo.

Prevenção do câncer de mama

A alimentação saudável é um fator muito importante para quem pretende se ver livre dessa doença, que atinge principalmente os organismos mais fracos e com pouca proteção. Por isso, invista bastante em alimentos como o brócolis, a couve, a mostarda e as hortaliças, que são ricos em glucosinolatos, aminoácidos que previnem e tratam esse tipo de câncer. Com a alimentação equilibrada, a mulher evita a obesidade, outro fator de risco, especialmente após a menopausa. Portanto, é importante manter o peso sempre em dia.

A mamografia deve ser realizada depois dos 50 anos pelo menos uma vez ao ano. Contudo, mulheres com históricos de câncer de mama na família devem adiantá-la 10 anos antes do primeiro aparecimento do cancro. Por exemplo, se a pessoa mais jovem a sofrer de câncer tinha 40 anos quando o percebeu, o exame deve iniciar aos 30 anos e assim por diante.

Assista:

Tratamento

O tratamento para o câncer de mama é individual, ou seja, para cada paciente, existe um, que pode ser combinado ou não. Para tanto, serão feitas análises para determinar o tipo, o estágio e o diagnóstico de metástase do tumor. Além disso, o estado de saúde da paciente é bastante importante para a escolha do melhor tratamento para ela.

Entretanto, são 2 os tratamentos que podem ser utilizados: o local e o sistêmico. No primeiro caso, a doença será tratada localmente com uma cirurgia total ou parcial seguida de radioterapia. Ele é indicado para casos que estejam no início e que não apresentem metástase.

Tratamento de câncer de mama

O tratamento sistêmico consiste na administração de medicamentos via oral ou diretamente na corrente sanguínea com aplicações de injeções. É realizado em todo o organismo e apresenta 3 modalidades: a quimioterapia, que inibe o crescimento das células cancerosas; a hormonioterapia, que impede que os hormônios ajam no crescimento de novas células cancerígenas e a terapia alvo, que bloqueia determinadas proteínas ou mecanismos de divisão celular.

Fernanda Guimarães

Autora

Fernanda Guimarães é apaixonada pela área de relacionamento, sexualidade & amor. Tem ajudado milhares de mulheres a encontrarem o homem ideal através de suas dicas de atração, sedução e conquista!



Comente!




*Campos obrigatórios