Pelos Encravados

Os pelos encravados aparecem quando os poros foliculares são obstruídos.

Artigo publicado por Fernanda Guimarães nas categorias: Beleza, Pele

Tanto homens quanto mulheres sofrem do mesmo problema: pelos encravados, que causam incômodos e deixam a pele feia. Basta fazer uma depilação que lá estão eles avermelhando a pele e causando inflamações horrendas! Para não sofrer mais desse mal, leia esse artigo para entender como eles aparecem, como podem ser prevenidos e como são tratados.

O Que São Pelos Encravados

Quando o canal por onde os pelos passam fica obstruído, seja pela pele morta acumulada no local, lesões ou atritos da pele com as roupas, eles não conseguem sair. Então, ele fica preso na cavidade e inflama a pele, deixando-a avermelhada e, em alguns casos, com feridas e pus.

Os pelos encravam porque, quando depilamos o corpo ou o rosto com lâminas, as hastes dos fios cortados tendem a ficar mais largas, o que dificulta as suas saídas pela pele. Desse modo, curvam-se sob a pele e ficam encravados.

Pelo encravado

Outros motivos também podem levar à encravação dos pelos como as características genéticas que moldam os fios e o tamanho dos poros. Os pelos encaracolados têm mais dificuldade em sair, enquanto os lisos têm menos tendência a ficarem presos. E poros maiores, obviamente, oferecem mais espaço para os pelos despontarem.

Como Prevenir Pelos Encravados

Para não sofrer com os incômodos causados, evite o aparecimento dos pelos encravados. Para tanto, sempre troque as lâminas para que tenham bom corte para não ter lesões na pele, passe-as no sentido do nascimento dos pelos, use em todas as depilações espuma para barbear ou sabonetes suaves e lave a região a ser depilada com água quente para abrir os poros.

O atrito constante com roupas apertadas também leva os pelos a encravarem. Portanto, evite roupas muito apertadas para deixar os poros “respirarem” um pouco. Contudo, isso não impede que você use as suas roupas preferidas quando quiser se sentir mais bonita.

Desencravar pelos

Além disso, é importante fazer a esfoliação do local 1 dia antes da depilação, pois ela fará com que as células mortas sejam removidas, desobstruindo os poros. Assim que os pelos começarem a brotar, repita a esfoliação por mais 3 dias para garantir que não encravarão.

Como Tratar Pelos Encravados

O primeiro impulso que temos ao vermos um pelo encravado certamente é retirá-lo com uma pinça. Porém, é preciso tomar cuidado com esse procedimento ou ele poderá causar danos graves à sua pele como manchas, irritações ou inflamações.

Para tanto, o mais recomendado é utilizar uma agulha esterilizada, ou seja, colocada no fogo até ficar vermelha e, em seguida, no álcool. Assim que o pelo aparecer, retire-o delicadamente com uma pinça. No entanto, esse método só pode ser usado caso o pelo esteja superficial e a pele local não esteja inflamada.

Outra técnica segura é fazer a esfoliação do local. Com isso, a pele ficará mais fina e o pelo encravado conseguirá aparecer, ficando mais fácil a sua retirada com segurança.

Contudo, alguns casos podem ser mais graves, o que pele a visita a um dermatologista. Portanto, se você não conseguir retirar os pelos encravados ou se eles causarem muita dor e irritação, não tente usar nenhum dos procedimentos citados acima antes de ver o seu médico.

Para mais dicas de como evitar pelo encravado, assista ao vídeo abaixo:

Fernanda Guimarães

Autora

Fernanda Guimarães é apaixonada pela área de relacionamento, sexualidade & amor. Tem ajudado milhares de mulheres a encontrarem o homem ideal através de suas dicas de atração, sedução e conquista!



1 comentário

  1. Luiza Rosa

    Pessoal,

    já testei vários produtos e o único que resolveu meu problema de foliculite e pelos encravados foi o Tend Skin! E resolveu mesmo!

    Aconselho a qualquer um que tenha este problema tão difícil de resolver…já comprei várias vezes pela internet no site do distribuidor no Brasil e me entregaram direitinho…

    Fica a dica!

    Bjinhus,

    Lu

Comente!




*Campos obrigatórios