O Que é Micropigmentação

A micropigmentação é uma técnica utilizada para redefinir os desenhos das sobrancelhas, dos olhos, dos lábios e das aréolas.

Artigo publicado por Fernanda Guimarães nas categorias: Beleza, Maquiagem

A micropigmentação, também conhecida como dermopigmentação, é uma técnica utilizada para realçar traços marcantes ou para corrigir pequenas imperfeições no rosto ou no corpo. Ela é parecida com uma tatuagem, porém, atinge uma camada diferente da pele e não causa alergias. Portanto, leia esse artigo para saber o que é a micropigmentação e conheça todos os seus detalhes.

Como Funciona a Micropigmentação

As áreas mais tratadas com a micropigmentação são as sobrancelhas, o contorno da boca e dos olhos e acabamentos em aréolas. Ela é utilizada para efeitos estéticos, aumentando a auto-estima dos pacientes, que se sentem desconfortados com pequenos defeitos nessas partes do corpo.

Para redesenhar os traços mencionados, é utilizado um dermógrafo, espécie de caneta com tinta, que tem em sua ponta uma agulha mais fina que a usada em tatuagens. Com isso, o profissional modela os traços, atingindo a segunda camada da pele.

Micropigmentação

Porém, diferentemente da tatuagem, a micropigmentação precisa ser retocada de tempos em tempos, pois a tinta não é definitiva. Mas essa é uma vantagem do processo, já que os pacientes podem optar por mudar os traçados para acompanhar as tendências da moda.

Em Que Casos a Micropigmentação Pode ser Usada

A micropigmentação pode ser usada nos seguintes casos:

  • Sobrancelhas: como elas são as molduras dos olhos, devem ser desenhadas de acordo com o formato do seu rosto. Portanto, especialistas saberão exatamente como deverá ser o desenho das suas. Nesse quesito, a micropigmentação vem para, além de redesenhar o formato de suas sobrancelhas, corrigir falhas de pelos, de pelos azulados, roxos ou vermelhos, alongar os fios, preencher os espaços vazios e para fazer uma pintura fio a fio.
  • Lábios / Boca: Com o passar do tempo, os contornos dos lábios vão ficando esbranquiçados, perdendo a linha delineadora. Por outro lado, algumas pessoas estão descontentes com o volume de seus lábios ou simplesmente estão cansadas de usarem batom a todo momento. Por isso, a micropigmentação é requerida para o preenchimento, contorno ou aumento dos lábios.
  • Olhos: A cada ano que passa, os olhos vão ficando mais caídos e menores. Desse modo, a micropigmentação é procurada para que os olhos sejam delineados, tanto em sua parte superior quanto inferior para ficarem mais visíveis e chamativos. Também é usada por quem não aguenta mais usar delineadores todos os dias antes de sair de casa.
  • Auréolas: E para mulheres que passaram por cirurgias nas mamas, a micropigmentação vem para redesenhar os contornos das aréolas, dando muito mais auto-estima a elas.

Cuidados Após a Micropigmentação

Para que a sua micropigmentação fique perfeita por mais tempo, alguns cuidados devem ser seguidos à risca. São eles:

Micropigmentação - Olhos

  • Passar constantemente vaselina em pomada para manter os locais hidratados;
  • Nas primeiras 24 horas, lave o local somente com água boricada ou soro fisiológico;
  • Após um tempo, será formada uma casquinha no local, mas ela deve cair naturalmente;
  • Não utilize cremes com ácidos no local;
  • Caso o procedimento tenha sido realizado nas sobrancelhas, não as lave nas próximas 48 horas;
  • Não coma frutos do mar;
  • Cuidado com o calor intenso, seja do chuveiro, do forno ou do sol;
  • Evite o sol pelos próximos 30 dias, porém, se não houver jeito, passe o protetor solar;
  • No caso dos lábios, não os encoste em travesseiros ou quaisquer superfícies por 2 semanas;
  • Enquanto o local não estiver cicatrizado, não o maquie.
Fernanda Guimarães

Autora

Fernanda Guimarães é apaixonada pela área de relacionamento, sexualidade & amor. Tem ajudado milhares de mulheres a encontrarem o homem ideal através de suas dicas de atração, sedução e conquista!



Comente!




*Campos obrigatórios