Menstruação: Por Que Tomar Anticoncepcional

Porque tomar anticoncepcional pode ser saudável?

Artigo publicado por Fernanda Guimarães nas categorias: Beleza, Saúde

A menstruação é parte de um ciclo que toda a mulher desenvolve mensalmente, esse ciclo começa com a fabricação de hormônios que atuam na maturação dos folículos ovarianos, a maturação dos folículos precede a liberação do óvulo, que ocorre no dia mais fértil do mês – o dia em que a mulher está ovulando. Após a ovulação o corpo produz, principalmente, progesterona, para garantir o espessamento da parede do útero e a fixação do óvulo em caso de fecundação.

pílula anticoncepcional

Importância da Menstruação

A ovulação é o que garante a possibilidade de engravidar, obviamente. Mas além disso, também é um termômetro da saúde feminina. Quando o ciclo menstrual ocorre corretamente, sem atrasos, mais do que indicar que a mulher não está grávida, indica que seus hormônios estão normais. A relação dos hormônios com o dia a dia feminino é muito importante, pois sua alta ou baixa produção pode tornar o humor mais sensível – para a euforia ou para a depressão, diminui ou aumenta o apetite sexual – que naturalmente chega no seu ápice nos dias férteis, acompanhado de uma preparação da vagina para manter os espermatozoides e facilitar a fecundação, com o espessamento do fluido vaginal, até ficar semelhante a uma clara de ovo.

Os ciclos menstruais também são distintos de uma mulher para outra, durando mais ou menos tempo. Adota-se que 28 dias é o período médio dos ciclos, usado como referência para pesquisas e exemplos práticos. A menstruação em si é responsável por “reiniciar” o ciclo, a partir do primeiro dia após que o sangue começa a descer os hormônios voltam a trabalhar para a próxima ovulação. Esse sangue é na verdade a parte do endométrio que espessou durante a ovulação, junto a ele está o óvulo não fecundado. Essa “limpeza” do útero só ocorre porque sem a fecundação o corpo para de produzir progesterona, com a baixa, o endométrio se desgruda.

Porque Tomar Anticoncepcional?

Apesar da grande importância da menstruação no ciclo reprodutivo, pois como já dito, ela é um sinal de saúde e de que o corpo voltará a se preparar para uma possível gravidez, a natureza não é tão simples e perfeita, devido a isso muitas mulheres sofrem imensamente com os dias de menstruação.

O quadro mais comum é das cólicas menstruais. Causadas pelo mesmo hormônio que ajuda no parto, a ocitocina, ocorrem por um aumento da contração dos músculos uterinos a fim de eliminar o endométrio que está sobrando. Dependendo das pessoas, podem atrapalhar um dia ou uma semana de afazeres. Esse quadro pode ser ainda mais grave, com uma dor que pega toda a região pélvica. Esses  quadros de dores são chamados de Dismenorreia e podem acompanhar outros sintomas, como as dores nos seios pré-menstruação,  que muitas vezes é tão sensível quanto a cólica.

pílula

O quadro de dismenorreia grave, que o da dor intensa, pode e deve ser considerado um motivo de repouso, incluindo descanso laboral. O uso de anticoncepcionais elimina esse problema, pois há maior controle sobre a produção hormonal e diminuição o fluxo menstrual – quando há pausa para que ele ocorra.

O fluxo menstrual pode ocorrer em grande quantidade e atrapalhar o dia a dia feminino, sobretudo fora de casa. O controle de fluxo que pode ser feito com o anticoncepcional é mais um bom motivo para inclui-lo na sua vida. Além disso, a não-ovulação diminui as chances de ocorrência de cistos ovarianos, síndrome dos ovários policísticos e outras doenças que afetam o ciclo reprodutivo.

Fernanda Guimarães

Autora

Fernanda Guimarães é apaixonada pela área de relacionamento, sexualidade & amor. Tem ajudado milhares de mulheres a encontrarem o homem ideal através de suas dicas de atração, sedução e conquista!



Comente!




*Campos obrigatórios