Maquiagem na Adolescência

Como e o que usar para se maquiar na adolescencia?

Artigo publicado por Fernanda Guimarães nas categorias: Beleza, Maquiagem

O uso mais assíduo de maquiagens começa principalmente na adolescência, desde que não se revele nisso uma preocupação excessiva com a beleza, não há problemas em um adolescente querer se maquiar. É preciso entender não apenas as consequências que o mal uso das maquiagens trazem para a pele, mas as motivações para usa-la.

A maquiagem pode ser usada para duas coisas: disfarçar imperfeições ou realçar a beleza natural. Assim, disfarçar imperfeições pode ser esconder as espinhas, que são o maior problema da idade, ou se esconder, onde o terreno do uso de maquiagem começa a ficar muito perigoso. Os adolescentes têm crises de personalidade e de aceitação, o que é normal em uma fase onde o seu corpo entra em adaptação e todas as mudanças muitas vezes fazem-no pouco se reconhecer no espelho, além disso, a adolescência não é um processo uniforme e envolve também lidar com amigos da mesma idade já tendo passado pelo problema ou nem mesmo ter entrado na puberdade. Todas essas questões, somadas ao impulso que a mídia dá aos padrões de beleza, podem levar a um uso errado da maquiagem, como mais uma forma de se esconder.

adolescente se maquiando

Produtos para Adolescentes

A questão da qualidade dos produtos é tão importante quanto o motivo do uso deles. Na adolescência a vontade de experimentar é muito maior, o que leva os jovens a comprar produtos de qualidade inferior por serem mais baratos, uma saída é que os pais mesmo invistam nesses desejos dos seus filhos e fiquem atentos aos produtos escolhidos, principalmente quanto a sua composição.

Devido às mudanças pelas quais passa, a pele adolescente é muito sensível e pode ter alergias facilmente, produtos de qualidade minimizam essas ocorrências, o ideal é permitir o uso a partir dos 13 anos, mas gradualmente, não deixar que tudo seja utilizado muito cedo. Os produtos de beleza, pelos órgãos de saúde, são proibidos para crianças.

Mesmo sem alergias, os produtos podem ser responsáveis por problemas futuros na pele, como acne, manchas e rugas. Esses problemas não são levados em conta por meninas da 13 e 14 anos, que em geral usam maquiagem até – e principalmente – para ir à escola. Mesmo quando os produtos são voltados para adolescentes ou provenientes de boas marcas, os cuidados pós utilização são essenciais, a limpeza diária da pele e a retirada da maquiagem garante que os impactos da maquiagem sejam menores.

Look Teen

Como falamos, adolescentes usam maquiagem principalmente para ir à escola. Nessa fase, o que usar? A pele jovem tem menos necessidades que a pele de um adulto, por isso alguns produtos devem ser descartados. Uma adolescente, que cuida da pele, não precisa usar base, por exemplo. Se a intenção for esconder as espinhas o melhor é usar corretivo pontualmente.

maquiagem

As maçãs  do rosto já são naturalmente coradas, mas se desejar usar um corretivo a melhor escolha é o corretivo em creme ou mousse, mais fácil de aplicar. Lápis de olho tende a deixar o visual muito pesado, assim como cores escuras de sombras e batons. Para o dia a dia é melhor optar por um rímel incolor e um lipbalm, que trata a hidratação dos lábios, um gloss ou um batom mais claro.

Para se inspirar, as irmãs Fanning, Dakota e Elle, tem boas produções, que mostram que mesmo suave a maquiagem pode fazer diferença.

Fernanda Guimarães

Autora

Fernanda Guimarães é apaixonada pela área de relacionamento, sexualidade & amor. Tem ajudado milhares de mulheres a encontrarem o homem ideal através de suas dicas de atração, sedução e conquista!



Comente!




*Campos obrigatórios