Manchas Vermelhas na Pele

Algumas manchas de pele vermelhas podem ser sinais de doenças graves. Por isso, consulte o seu médico assim que elas aparecerem.

Artigo publicado por Fernanda Guimarães nas categorias: Bem-Estar, Saúde

De uma hora para a outra, manchas vermelhas na pele começam a surgir por todo o corpo. Nosso organismo, quando não está bem, envia sinais para o lado externo, ou seja, através da pele e, por isso, quando essas manchas aparecem, o médico deve ser procurado com urgência para que sejam avaliadas e tratadas desde o início. Entretanto, nem todas as manchas avermelhadas demonstram problemas graves de saúde, mas sim, simples alergias. Sendo assim, aprenda a reconhecer cada tipo de mancha vermelha para saber qual é o seu caso.

Manchas Vermelhas no Bebê

A pele do bebê é 50% mais fina que a dos adultos e, portanto, é muito comum o surgimento de manchas vermelhas nessa fase. Elas podem sinalizar diversas doenças, desde simples a mais graves. Uma delas é a brotoeja, que aparece geralmente até os 12 meses e se caracteriza por manchas vermelhas na pele que coçam em locais mais úmidos. É facilmente tratada com pomadas.

Picadas de insetos deixam manchinhas vermelhas na pele do seu bebê, mas desaparecem rapidamente, caso ele não seja alérgico. Mas se esse for o caso, a criança pode sofrer de dermatite atópica, que causa manchas avermelhadas e aspereza nas dobraduras. Para tratá-la, é preciso saber qual é a origem da alergia.

A rubéola é uma doença transmitida por um vírus e é característica durante a infância, quando apresenta febre e manchas vermelhas na pele. Outra doença infantil é a bicada de cegonha, que se manifesta através de uma mancha vermelha no rosto e é resultante da alteração nos vasos sanguíneos.

Manchas Vermelhas na Pele que Coçam

As manchas vermelhas na pele que coçam podem ser sinal de doenças viróticas como a catapora, a rubéola, o sarampo ou a escarlatina. Por outro lado, podem ser consequência da ingestão ou do contato com algo que lhe causou alergia. Nesse caso, as manchas são de vários tamanhos e aparecem principalmente nas dobras, na perna e no rosto e também ficam ressecados. Além disso, picadas de insetos provocam bastante coceira nos locais afetados, que ficam avermelhados e inchados.

Tratamento para manchas vermelhas na pele

A psoríase, doença inflamatória crônica da pele, é caracterizada por manchas vermelhas disformes e descamativas que causam bastante coceira. Ela não tem cura e o seu pico acontece em situações de grande estresse, irritações ou traumas na pele, baixa umidade do ar, infecções na garganta ou ingestão de alguns medicamentos.

Manchas Vermelhas na Pele que Não Coçam

Apesar de não causarem o incômodo da coceira, as manchas vermelhas na pele que não coçam podem sinalizar problemas mais graves. Se elas aumentarem de tamanho, sangrarem e aparecerem em áreas mais expostas ao sol como o rosto, o nariz e as orelhas, o dermatologista deve ser procurado imediatamente, pois possivelmente são sinais de câncer de pele.

Manchas vermelhas na pele

Doenças infecciosas ou imunológicas causam manchas na pele que não coçam, pois são resultantes do rompimento de vasos sanguíneos. Dilatações de pequenos vasos periféricos são conhecidas como Nevo Rubi, que são lesões benignas na pele, sendo pequenas e parecidas com pintas vermelhas que surgem no tórax, no rosto, nas pernas, nos braços e no abdome.

A Púrpura Trombocitopênica Idiopática (PTI) atinge apenas 1 em cada 10 mil pessoas, mas os seus sintomas são graves e, se não forem tratados a tempo, podem até levar à morte, por ser uma doença sanguínea autoimune.

No início, começam a aparecer manchas vermelhas na pele e o número de plaquetas diminui consideravelmente, o que causa sangramentos e fraqueza. Seu tratamento é possível, contanto que seja descoberta com rapidez. Por isso, a visita ao médico é tão importante logo nos primeiros aparecimentos de manchas vermelhas na pele.

Confira esta matéria que tira dúvidas sobre manchas na pele:

38 comentários

  1. leandro (03/07/2013)

    ha alguns dias me apareceram manchas vermelhas perto da virilha,manchas que pareciam picada de mosquito,depois apareceram tambem perto das axilas e logo em seguida começaram a causa coceiras,e agora estam se espalhando pelo corpo com muita coceira. que doença e esta,como curala,preciso me preocupar??? muito obrigado pela ajuda.

    • Elisa Moreira (09/12/2013)

      Leandro meu nome é Elisa, também estou com esses sintomas.nos abençoe Pelo que pesquisei é necessário procurar um Dermatologista o mais rápido possível.
      É isso que devemos fazer, boa sorte e que tenhamos boas notícias .

  2. SANDRA R. R. PALADINO (05/07/2013)

    Boa tarde!
    gostaria de saber porque aparecem manchas vermelhas como se eu tivesse tirado sangue da aveia, fiz exames há uns seis meses e volta e meia as manchas vermelhas aparecem.
    Tenho sessenta anos e tenho uma boa saúde, apesar de ser gordinha,não tenho problemas de colesterol,diabete e nem pressão alta.
    Mas ando meia cismada c/ essas manchas que ficam aparecendo sem que eu não machuquei.
    Por gentileza, gostaria que tirassem minha cisma,e se eu necessito de fazer exames p/ isso,
    Agradecida,
    Sandra

  3. emanuela (14/07/2013)

    porque na pele sogem as mansa vermelhas quasam mutas doemsa peregosa

  4. monica (18/07/2013)

    Apareceram no corpo do meu genro umas manchas vermelhas nas pernas, braços e também na barriga e tronco tipo petéquias. Desconfiou-se de púrpura. Foi feito um hemograma cujo resultado foi normal. O que pode ser? agora as manchas estão subindo para o pescoço e rosto. Seria bom fazer uma biópsia. As manchas não coçam, parecem que tem relação com os vasos sanguíneos mas o hemograma está normal, plaquetas, hemácias, leucócitos, etc.

    • ANDREIA (16/10/2013)

      JA FAZEM EXATAMENTE 4 MESES QUE ESTOU COM MANCHAS EM MEU CORPO APENAS NO ROSTO NÃO NASCEU, NÃO COÇA, MAS E HORRÍVEL DE SE VER FIZ VÁRIOS EXAMES PRIMEIRO ESTAVAM DESCONFIANDO DE PETIRIASE ROSSEA , DEPOIS DE PURPURA NA REALIDADE NEM OS MÉDICOS SABE O QUE EU TENHO, ESTA SUMINDO MAS DEMORA DEMAIS, O QUE ME RESTA E ESPERAR PRA VER SE SOME TUDO.MAS FICA UMA PERGUNTA O QUE SERÁ QUE EU TENHO?

      • Marcus (27/01/2014)

        Oi Andreia, já descobriu o que vc tem? eu tbm estou com isso… e nao faço ideia… td exame que faço da normal…

  5. alessandra de souza ferreira (19/07/2013)

    boa noite me tira uma duvida minha a dias vem aparecendo manchas vermelhas aparece e depois elas some me ajuda por favor já fui ao pediatra mas já avia desaparecido

    • luis gustavo (22/02/2014)

      boa noite eutambem estou com essas manchas e eu acho que e não e uma
      doença grave , e so um mecanismo de defessa do corpo.

  6. ALICE (19/07/2013)

    tenho muitas manchas vermelhas nas costas e na barriga.e não cocam.

  7. Rosa marques (19/07/2013)

    Há alguns meses surgiram umas manchas vermelhas no meu corpo de manhã apacecem ea tarde desaparece e elas coçam e são muito quentes,me ajude por favor.

  8. Hellan (20/07/2013)

    Fazia uso de um medicamento anti depressivo , Citalopram, o qual desta vez não estava surtindo efeito desejado. Troquei po r Fluoxetina, que parece ter melhorado, porem após 3 semanas de uso apresento manchas vermelhas por todo o corpo com se fosse alergia. Algumas áreas coça outras não. Pergunta: É possível Fluoxetina causar tal reação alérgica, tendo em vista que nunca tive alergia a qq medincamento?? Tenho 52 anos de idade e nunca me aconteceu isso. Grato.

  9. cristiane (28/07/2013)

    Oi!!!!! de alguns meses para cá meu rosto esta com algumas manchas avermelhadas, já tive em 3 dermatologista, dois deles falaram que eu estava com acne e o 3° tive que eu estava com a doenças rosades na pele. Agora não sei o que fazer .Favor me ajudem

  10. janete (30/07/2013)

    Oi a 11 meses fiz bariátrica tenho 42 anos e a um mês começou aparecer manchas avermelhadas e roxas no abdômen e nas costas não dói e nem cossa elas ficão meia asperar depois de uma semana e não são grandes mas são varias e a cada dia esta aumentando mais.favor me ajuda se possível agradeço.

  11. gilmar (16/08/2013)

    a uns 8 dias começou a me dar coceira,e junto com a coceira uma vermelhidão no corpo , nas pernas nas costas nos braços ,menos no rosto, queria uma opinião ,pois ja estou desisperado vai e volta todo dia é a mesma coisa , me ajudem.

  12. joana (18/08/2013)

    oi a dois dias meu filho de 1 ano começou com manchas vermelhas pelo corpo parecia intoxicaçao levei ao medico ele receitou uma injeçao decadron e istamim liqido apresentou uma melhora mais hoje volto apresentar as manchas vermelhas estou preocupada me ajudem.

  13. sonia (23/08/2013)

    Bem estar, tenho manhas na perna direita, formam uma casca caem e aparecem novas e as que secaram ficou marcas claras na pele, isso me causa constrangimento , ha mais ou menos 3 anos que estou a lutar em busca da cura a ultima dermatologista k fui passou me creme CETAPHIL

  14. neusa (25/08/2013)

    Olá minha irmãé diabetica, faz emodialise ,e apareceu umas manchas no seu corpo,estou preucupada me ajudem

  15. ROSE (01/09/2013)

    OLÁ BOA NOITE, JÁ FAZ ALGUNS DIAS QUE ESTOU COM MANCHAS VERMELHAS NA PELE E CORCAM MUITO, FUI AO DERMATOLOGISTA E ME PASSOU UM MEDICAMENTO O NOME É ALTIVA E PREDNISOLONA, QUANDO EU TOMO MELHORAS PORÉM SE EU FICAR UM DIA SEM TOMAR ME EMPOLO TODA DE NOVO O PIOR QUE ESTÁ TOMANDO TODO MEU CORPO, ESTOU MUITO PREOCUPADA TEM COMO ME AJUDAR?

  16. Rui carolino (04/09/2013)

    Tenho umas manchas vermelhas nos braços que aparecem e desaparecem ha pouco tempo! Tirei a veia Safena, tenho perto de 40 anos, só tive problema de tuberculose há 20 anos meu pai também teve. Já penssei se será circulação! Que poderá ser?
    Se me poder responder agradeço obrigado…

  17. vilma (09/10/2013)

    OI quando faz calor e fico exposta ao sol para ir ao trabalho enfim, e tambem quando tomo algum tipo de medicamento sai umas mancha pequenas vermelhas e elas vao crescendo, caso nao me protejo do sol elas ficam enorme e vao aumentados mais manchas elas nao cosam mas fica quente no lugar das manchas como se estivesse com febre eu algum tempo fiz varios exames nao deu nada apenas uma reaçao alergica fizeram teste e nao conseguiram descobrir do que é esta reaçao alergica, tipos de medicamentos que nao posso tomar buscopan anticoncepcionais e uma vez fui fazer bronzeamento artificial porque nao podia tomar sol ai que fiquei com corpo todo avermelhado das manchas saiu no corpo todo, as vezes fico preocupada mas por falta de condiçoes nao tenho como fazer um checap

  18. ANDREIA (16/10/2013)

    as minhas manchas esta igual a foto de cima que coçam, mas a minha não coça , mas a imagem esta a mesma coisa das manchas que tenho no corpo…ja tem 4 meses e não passo e não tomo nada, porque os exames da uma leve alergia mas como e leve se o meu corpo esta todo assim….vai entender

  19. Reinaldo Martins (18/10/2013)

    Ola boa tarde, mancha vermelhas como se fosse febre surgem em as vezes
    em meu pescoso e região do torax; no inicio imaginei que poderia ser devido eu ingerir bebida alcolica, mas surge do nada e vai embora durante algum tempo, fico contragido pois meu pecoso fica muito vermelho.
    Alguns medicos que fui, me disseram que poderia ser um fator emocional , e nao me recetaram nenhum remedio, sera que na medicina não existe tratamento para esse problema; Obrigado!

  20. margarida maróstica da costa (03/11/2013)

    Ola bom dia to com duvidas,a respeito da minha filha ela tem 5 anos e meu filho tem 10 anos ,primeiro meu filho cmeçou com manchas vermelhas no rosto e depois se espalho pra barriga e agora ta nos braços e pernas ele começo a 8 dias atras e minha filha começo a 6 dias, levei no pediatra fiz exame de sangue pra ver se era alergia mais nao deu ,ai a médica me pediu exame de sorologia pra ver se era rubéola ou roseóla,mais só fica pronto em 15 dias ,em setembro comecei um tratamento com bronxo-vaxom ja tinda dado as 2 caixinhas e agora falta a ultima e nao sei se é realmente do remédio ou se é mesmo roseóla ou rubéola como o resultado vou pegar daqui 15 dias , estou preucupada , me responda por favor!

  21. Carlos Gustavo (08/11/2013)

    Faz mais ou menos duas semanas que começaram a parecer em meu corpo ” joelhos e cotovelos e dobras umas manchas vermelhas elas coçam muito não sei mais o que fazer tenho vergonha de mostrar as pessoas mais so consegui uma consulto com o medico dia 21/11 até o que faço pelo amor de Deus…????

  22. Talita (17/11/2013)

    Boa noite

    meu filho tem 8 anos e estou preocupada pois esta forrado o corpo dele exeto cabeça e braço pois as pernas começou a aparecer tbm , levei ao medico e mesmo assim estou preocupada pois ele nem olhou direito e disse que era alergia , eu perguntei do que e nem respondeu estou preocupada alguem poderia me ajudar a cada dia que passa esta aumentando no corpo do meu filho tem bastante e ele falou para mim que não coça e tbm não é vermelho forte e sim quase da cor da pele meio vermelhinho fico no aguardo muito obrigado !!!!

  23. alex de moraes (04/12/2013)

    estou com manchas vermelhas pelo abdome nos bracos nas pernas e estao aparecendo umas firidas pela minha cabeca coca de vez enquando e quando cocosair uma casquinha com pouco de samgue nao me da febre hj comercou a coca nao cocava

  24. ana paula levada manoel (16/12/2013)

    bom dia!algum tempo atraz,começaram a aparecer umas manchas vermelhas em meu corpo,mas elas só sai em baixo dos seios,pareçem sangue pisado e até mesmo chupadas..ma somem na mesma rapidez a aparecem,não coçam e não doe…sou portadora da doença de pele chamada psoriase,e gostaria de saber se tem alguma relação da mesma?pois a psoriase coça e muito e só sai depois de muita pomada e isso leva algumas semanas.já essas manchas apareçem e somem..mas sempre de baixo dos seios!!por favor me ajudem!!obrigada

  25. edson nascimento de oliveira sousa (19/12/2013)

    de alguns dias pra cá apareceram alguns panos em mim nos meus braços e agora apareceram algumas manchas vermelhas na minha perna eu gostaria de saber o que é isso?

  26. Fananda Ferreira (20/01/2014)

    Ola tenho mancha no rosto que parecem vasinhos e agora esta aparecendo no colo e nos braços o que pode ser

  27. Natalia Ribeiro (27/01/2014)

    Boa noite, de uns tempos pra ca, tem aparecido pintinhas na minha pele como se fosse espinhas, no inicio como tava so no rosto e uma ou outra no pescoço achei que fosse, porem quando fui tomar banho notei que tinha aumentado pro colo, pescoço, ombros, rosto e couro cabeludo, nao coça nao doi, porem so me imcomoda por vaidade mesmo. teria como saber o que é?

  28. Nelson garuti (26/02/2014)

    Nelson Garuti
    Bom dia, de 2 anos pra ca, apareceu manchas brancas na pele, exp. no rosto não cresce barba, no couro cabeludo vai caindo o cabelo, coça bastante. que tipo de doença é ? Já tomei nizoral indicado pelo medico mas não resolveu.

  29. rose (11/03/2014)

    Bom dia teve catapora ha 20 dias no ai tomei um remédio que me deu alergia, foi ao medico tomei ant. alérgicos, com uma semana depois no sábado antes do carnaval aparecerão machas vermelhas e cocando muito voltei ao medico falou que era alergia novamente passou remédio para tomar estou tomando só que sábado 15/03 fará 15 dias e mas machas só esta diminuindo mas não sumirão ainda mas ha momento que coça muito . Não sei mas o que faço ?

  30. Pablo (11/04/2014)

    Bom dia, tomei um medicamento feito da castanha da india, uma semana apos o uso começou a surgir manchinhas pelo corpo como se fosse picadas de inseto que coçava muito em algumas regiões, em uma noite piorou muito fui para o medico e me falaram que era uma reação alergica tomei uma injeção de fernegan e passou quase que instanteneamente, continuei tomando um antialergico, diminuiu muito mas volta e meia aparece uma que outra pela corpo que some em poucas horas. o que pode ser? vou procurar um dermatologista, tenho medo que possa ser algo grave.

  31. maria lucia (28/04/2014)

    me apareceu umas bolinhas vermelhas na regiao da garganta que me causa bastante coceira

  32. Rosangela Cavalaro (01/05/2014)

    Bom dia.Doutora minha irma tem auto imune, um resultado positivo do FAN,tem dores nos joelhos e no corpo, queda de cabelo, e varias manchas pequenas e avermelhadas pelo corpo ,principalmente no rosto.Foi diagnosticada como esclerodermia.Mas o medico disse que o tratamento prejudica mais o organismo do que deixar assim.Sera? Esclerodermia tem cura? Onde podemos tratar? Reumatologia, Dermatologia ou Imunologia? Obrigada

  33. Márcia Domingues Pereira (12/05/2014)

    Boa tarde
    A quase um mês apareceu em meu corpo algumas manchas na pele a maioria no abdome e algumas mais fracas nos braços, não coçam e não ardem tem dia que aparecem mais claras e outras mais escuras, quando pressionadas desaparecem, fui no médico 3 vezes e ja tomei 3 tipos de antialérgicos e diferentes e não somem… estou ficando desesperada. por favor me ajudem

  34. daiane shirlei dos santos (27/05/2014)

    Bom dia
    minha filha tem 1 ano e 3 meses ela passou 14 dias tomando antibiótico amoxicilina,e no 14 dia ela acordou com pintinhas vermelhas por toda a cabeça e na boca e nos olhos.e o medico não soube diagnosticar o exame de sangue não deu nada de errado ?o que pode ser?

Comente!




*Campos obrigatórios