Manchas na Pele

Existem variados tipos de manchas na pele e é sempre bom ficar atenta para que não sejam sinais de doenças mais graves.

Artigo publicado por Fernanda Guimarães nas categorias: Bem-Estar, Saúde

As manchas na pele são mais comuns que imaginamos. Podem ser de vários tamanhos e cores e cada tipo possui suas características básicas, desde as suas causas até os seus tratamentos. Porém, é sempre bom visitar o dermatologista assim que você perceber alguma mancha na pele, pois ela pode ser sinal de problemas de saúde graves. Sendo assim, conheça os principais tipos de manchas na pele.

Manchas Brancas na Pele

As manchas brancas na pele são popularmente chamadas de “pano branco” ou “micose de praia” e o seu nome científico é “pitiríase versicolor”. Elas são transmitidas através de um fungo que se desenvolve em locais quentes e úmidos e, por isso, é mais comum nas praias, piscinas e lagos.

Elas ficam alojadas principalmente nos locais em que há mais sudorese como o pescoço, o peito e as costas, sendo distribuídas de forma assimétrica em diversos tamanhos e cores que podem variar do branco ao marrom, dependendo da cor da pele da pessoa. Essas manchas aparecem porque os melanócitos, células responsáveis pela coloração da pele, ficam impedidos de desenvolverem a sua função pelos fungos, que também causam a descamação da pele.

Manchas Brancas na Pele

Para o tratamento do pano branco, os dermatologistas podem recomendar medicamentos de uso tópico como xampus e cremes para os casos mais simples ou os de uso oral de fármacos antifúngicos quando as regiões afetadas são muitas. Então, em 2 ou 3 semanas, as manchas brancas começam a desaparecer de acordo com o bronzeamento do paciente.

Manchas Vermelhas na Pele

As manchas vermelhas podem ser sinais de várias doenças. Se forem petéquias, são pequenas e ocasionadas pelo rompimento de pequenos vasos sanguíneos. Suas causas geralmente são doenças infecciosas ou imunológicas.

Doenças causadas por vírus como o sarampo, a rubéola e a escarlatina também deixam manchas vermelhas em todo o corpo, inclusive no rosto, e são contagiosas. Em outros casos, essas manchas podem sinalizar alergias a certos produtos químicos ou mesmo a alimentos.

Manchas vermelhas na pele

Entretanto, a visita ao dermatologista é importante ao aparecimento de manchas vermelhas na pele porque podem ser indícios de câncer de pele, principalmente se sangrarem ou aumentarem de tamanho. Elas não coçam.

Manchas Roxas na Pele

Talvez as manchas roxas na pele sejam as mais comuns, visto que, na maioria das vezes, resultam de traumas sofridos pela pele em algum momento. Elas aparecem quando batemos com força a perna, o joelho, o braço ou mesmo o rosto. Com isso, o sangue dos vasos capilares, encontrados na camada mais externa da pele, extravasa e deixa as manchas arroxeadas.

Quando há uma ferida na pele, também é comum que ela fique mais escura, quase roxa, já que ainda está em procedimento de cicatrização. Contudo, mesmo que sejam comuns, é sempre recomendável procurar o médico quando elas aparecerem, pois podem ser sinais de problemas mais graves como a alteração de plaquetas, problemas de coagulação sanguínea ou alterações vasculares.

Manchas roxas na pele

Mas se as manchas roxas surgiram após uma batida forte, a melhor solução é passar gelo e massagear diariamente a região para que elas desapareçam o mais rápido possível.

Tire suas dúvidas

Confira esta matéria com uma Médica Dermatologista sobre manchas na pele:

1 comentário

  1. luzia (12/06/2013)

    meu filho apareceu umas manchas avermelhada nas costas porem um medico foi a escola que ele estuda e disse que e face do crescimento mais os colega dele nao tem isso me precupa sera vd me responda pois ele nao quer ir n medico ele tem 15anos me diz o que sera

Comente!




*Campos obrigatórios