Maca Peruana

O "milagre andino" faz bem para diversas situações de saúde e ajuda em dietas.

Artigo publicado por Fernanda Guimarães nas categorias: Beleza, Boa Forma

Os tesouros mais valiosos são sempre aqueles mais difíceis de se alcançar? Na natureza sim, pois se tratando de plantas e animais, os habitats mais inóspitos produzem os melhores indivíduos. E assim ocorreu com a Maca Peruana, planta que só é encontrada naturalmente no alto dos Andes, numa altitude em que falta oxigênio para os desacostumados, onde a radiação solar é uma das mais altas incidências no mundo e o clima, devido a altura, é frio. A espécie tem mais de 500 anos e passou muito tempo escondida na região, mas devido aos seus benefícios para a saúde, se tornou popular na mídia.

As comunidades andinas consomem a maca na forma de suco, o coquetel de maca peruana tem a fama de deixar as pessoas mais fortes e também influenciar sexualmente, aumentando a libido e a fertilidade, pois aumenta a produção dos gametas nos homens e reduz o risco de mortalidade dos mesmos nas mulheres. Segundo os pesquisadores, os “poderes” da planta vão muito além disso, a mesma já é tratada como um “milagre dos Andes” pois sempre que se realizam novas pesquisas, descobrem uma nova propriedade benéfica no seu consumo. A população da região de maio plantação da maca é estudada, pois muitos médicos afirmam que os que fazem o seu consumo com frequência mantém a saúde por muitos anos, como se não envelhecessem.

Maca para emagrecer

Benefícios da Maca Peruana para a Saúde

A maca peruana é rica em alguns nutrientes, tanto quanto outros alimentos que são sempre lembrados pelos médicos, os quais deveriam constar nas nossas dietas. Por exemplo, o ômega 3, um anti-envelhecimento natural, muito encontrado nos peixes, é um nutriente antioxidante e também está presente em grande quantidade na planta peruana, o que ajuda a regular os problemas cardiovasculares, sobretudo ligados aos níveis de colesterol, que a planta consegue controlar. Segundo nutricionistas, os agentes da planta minimizam o colesterol ruim e aumentam o bom, ajudando no controle de gorduras.

Os benefícios da maca também se relacionam com doenças crônicas, tais como a anemia e a osteoporose. Devido a grande quantidade de ferro e cálcio, sendo que o último é maior até que a quantidade de cálcio encontrada no leite. Além de nutrientes, é uma planta rica em fibras, que diminuem a velocidade com que o organismo absorve a glicose, servindo de precaução e controle da diabetes.

maca peruana

A Maca Peruana e o Emagrecimento

Apesar de todos os seus benefícios para a saúde, a maca peruana se tornou mais famosa popularmente principalmente por sua ação emagrecedora.  A primeira impressão é de que essa característica atribuída a planta é apenas uma mentira, pois como a maioria dos tubérculos, ela é composta principalmente de carboidratos (cerca de 60% de sua composição), no entanto, devemos lembrar da sua alta quantidade de fibras.

Alimentos com muitas fibras auxiliam na redução de apetite, pois a digestão é mais demorada, porém, apenas ingerir a maca, geralmente encontrada como uma farinha nos supermercados não é o suficiente para emagrecer e que a sua utilização deve ser acompanhada de uma mudança nos hábitos alimentares e físicos.

Fernanda Guimarães

Autora

Fernanda Guimarães é apaixonada pela área de relacionamento, sexualidade & amor. Tem ajudado milhares de mulheres a encontrarem o homem ideal através de suas dicas de atração, sedução e conquista!



Comente!




*Campos obrigatórios