Hábitos que Retardam o Metabolismo

Entenda o que é metabolismo e como acelerá-lo

Artigo publicado por Fernanda Guimarães nas categorias: Beleza, Boa Forma, Saúde

O metabolismo é o conjunto de reações químicas que nosso corpo realiza diariamente para usar a energia ingerida por nós durante as refeições. Várias dessas reações ocorrem dentro de órgãos para fins específicos, assim foram denominados mais de um tipo de metabolismo. Por exemplo, o metabolismo construtor são as reações necessárias para o nosso corpo construir as próprias proteínas, e assim construir todo o resto do corpo.

metabolismo acelerado

Quando associamos metabolismo ao emagrecimento, na verdade, estamos falando da capacidade do corpo de digerir e aproveitar da energia e nutrientes que ingerimos nas reações químicas que ele faz. Quanto mais rápida é essa capacidade, menor será a quantidade armazenada de energia (calorias) e nutrientes pelo corpo (açucares, proteínas, etc). Ao menos 70% da energia do corpo é utilizada para suprir necessidades básicas como respirar, fazer regeneração da pele, digestão, circulação e etc, as reações que nos mantêm vivos, o que o corpo não utiliza fica acumulado como reserva em forma de gordura. Quando forçamos o nosso corpo a precisar de mais energia, essas reservas são consumidas e assim emagrecemos.

Hábitos que Deixam Nosso Organismo Mais Lento

  • Má Alimentação: quando não nos alimentamos corretamente, o metabolismo sofre com isso. Fala-se muito sobre evitar comer gorduras, é verdade que para o corpo não é bom quando nos alimentamos de muitas gorduras, principalmente porque na escala de importância, nosso organismo irá utiliza-las somente depois dos carboidratos e outros açucares, e assim iremos acumular parte da gordura que ingerimos. Mas para o metabolismo, a ingestão de açúcar é mais perigosa, pois coloca em segundo lugar a digestão de proteínas e gorduras. Digerimos o açúcar rapidamente e damos ao cérebro sensação de saciedade inicial, mas sentiremos fome logo. As gorduras, por sua vez, são importantes para a produção de hormônios e o corpo não deve sofrer deficiência das mesmas. O ideal é um equilíbrio.

emagrecimento

  • Não realizar atividades físicas:  não realizar atividade física contínua desacelera o nosso metabolismo, é preciso uma rotina de exercícios regulares para manter o controle da velocidade do metabolismo. A combinação de exercícios aeróbicos e a ginástica localizada ou a musculação são uma boa opção. Atividades físicas de alto grau de intensidade são capazes de aumentar a velocidade do nosso metabolismo em até 25%.
  • Baixa frequência de refeições: quando demoramos muito tempo para nos alimentar, ou pulamos refeições, desaceleramos o metabolismo. Com o aumento do tempo entre as refeições, o organismo passa a poupar energia, por isso se torna mais lento. Quando criamos um hábito alimentar correto e com um período curto entre refeições, estamos treinando o ritmo do nosso corpo. Alguns estudos indicam, também, que quando pulamos o café da manhã o nosso organismo pede alimentos mais pesados e gordurosos.

Outros Fatores que Influem no Metabolismo

acelerar metabolismo

Além dos três principais hábitos que citamos como influentes na velocidade do metabolismo, há razões naturais para um organismo ser mais lento ou mais rápido. A idade, por exemplo, se torna fator determinante na velocidade do metabolismo a partir dos 30 anos, afirma-se que a idade, aliada ao sedentarismo, faz com que as pessoas percam massa muscular, induzindo o organismo a se tornar mais lento. A massa muscular estimula mais gasto calórico, portanto, quanto mais desenvolvido o tecido muscular de uma pessoa é, mais o seu organismo terá de gastar energia.

Fernanda Guimarães

Autora

Fernanda Guimarães é apaixonada pela área de relacionamento, sexualidade & amor. Tem ajudado milhares de mulheres a encontrarem o homem ideal através de suas dicas de atração, sedução e conquista!



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