Exercícios para Melhorar a Postura

A boa postura corporal é muito importante para a saúde do seu corpo. Por isso, é preciso realizar exercícios para a postura constantemente.

Artigo publicado por Fernanda Guimarães nas categorias: Beleza, Boa Forma

A boa postura corporal é essencial para manter a saúde em dia e também para dar sinais de segurança e autonomia. Afinal, se você vive de cabeça baixa ou com os ombros caídos, passará a imagem de uma pessoa deprimida e perdedora. Sendo assim, veja quais são os exercícios mais recomendados para melhorar a postura.

Como Corrigir a Postura

A postura é importante tanto na hora de andar como na de sentar e na de deitar, pois é ela quem vai determinar se a sua coluna estará confortável o suficiente para não sofrer lesões.

Quando somos crianças, parece que ficar jogado no sofá de qualquer jeito nunca nos fará mal. Porém, com o passar do tempo, começamos a sentir os efeitos dessa má postura e a coluna já não é a mesma, ficando dolorida e torta.

Postura correta - Coluna

Entretanto, nunca é tarde para corrigir a postura. Ao caminhar, mantenha sempre a cabeça voltada para a frente, o pescoço reto, o peito estufado, a barriga para dentro e os braços alinhados ao corpo. Um bom exercício para manter essa postura é andar com um livro sobre a cabeça sem deixá-lo cair.

Para se sentar, evite cruzar as pernas. Deixe as plantas dos pés retas no chão com os joelhos formando um ângulo de 90º. As costas precisam estar totalmente encostadas no encosto da cadeira. Caso ela não possua encosto, tente manter as costas eretas o máximo de tempo possível.

Como corrigir a postura

Na hora de dormir, prefira um colchão duro e um travesseiro que seja da altura da distância do seu ombro à sua cabeça. Deite-se de lado em posição fetal, ou seja, com as costas retas e com os joelhos dobrados, de preferência, com um travesseiro entre eles.

Exercícios para a Postura

E para manter uma boa postura em todas as ocasiões, é preciso fazer exercícios para a postura rotineiramente. Se puder, faça-os todos os dias. Como são rápidos e práticos, não tomarão muito o seu tempo.

Os primeiros exercícios devem ser feitos em pé e farão um gostoso alongamento na sua coluna.

Exercícios para Melhorar a Postura

  1. Mantenha o corpo ereto e levante os braços para cima, entrelaçando as mãos. Empurre as mãos para o alto e sinta toda a sua coluna sendo repuxada. Segure-a desse modo por 10 segundos e relaxe os braços. Repita o movimento 3 vezes.
  2. Cruze as mãos nas costas. Levante os braços de modo que sinta a coluna e os ombros sendo esticados. Segure na posição por 10 segundos e relaxe os braços, repetindo o movimento por 3 vezes.
  3. Levante os braços para cima e cruze as mãos voltadas para cima como no primeiro exercício. Então, leve os braços para a direita e segure-os assim por 10 segundos. Depois, leve-os para o outro lado e segure-os por mais 10 segundos. Faça esses movimentos 3 vezes de cada lado.
  4. Sentada ou em pé, abaixe a cabeça, formando um ângulo de 90º com o pescoço. Segure por 10 segundos e relaxe, levando a cabeça para trás, olhando para o teto, ficando mais 10 segundos assim. Vire a cabeça para o lado direito e segure por 10 segundos, repetindo o movimento para o outro lado. Faça essa sequência 3 vezes.
  5. Deitada em um colchonete com a coluna bem reta, dobre os joelhos e levante os braços, cruzando as mãos. Puxe-as fortemente para cima e, após 10 segundos, erga-as retilineamente em direção ao seu peito, mantendo-se assim por mais 10 segundos. Repita 3 vezes.
  6. Na mesma posição anterior, leve os braços para o lado direito, fazendo com que a sua cabeça acompanhe esse movimento. Segure por 10 segundos e repita o movimento para o outro lado, fazendo essa sessão por 3 vezes.
  7. De joelhos, leve o corpo para a frente com as mãos encostadas no colchonete. Puxe-as para a frente a fim de esticar toda a coluna. Fique assim por 10 segundos e relaxe, fazendo o movimento por 3 vezes.

Confira este exercício do Bem Simples para corrigir a postura:

Atividades Físicas Indicadas para a Postura

Para que a sua postura fique naturalmente bonita, existem atividades físicas específicas para esse fim. São elas o balé, a natação, a dança e a corrida.

Fernanda Guimarães

Autora

Fernanda Guimarães é apaixonada pela área de relacionamento, sexualidade & amor. Tem ajudado milhares de mulheres a encontrarem o homem ideal através de suas dicas de atração, sedução e conquista!



1 comentário

  1. IRENE

    tenho muita dor no corpo todo, falaram que e hernia de disco, e prolema, na coluna, sinto dor, nas coxas e nadegas nao tenho posiçao para dormir nen para sentar, tomo remedios para dor e acabar o efeito, e tudo doi, de novo a minha (direito) perna e pe e dedos sao dormentes nao o sinto muito qual o exercicio adequado? pois tudo doe? irene obrigado.

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