Exercícios para Gestantes

É muito importante fazer exercícios durante a gravidez para manter o seu corpo e o do seu bebê saudáveis.

Artigo publicado por Fernanda Guimarães nas categorias: Beleza, Boa Forma, Saúde

Muitas mulheres acreditam que, ao engravidarem, não devem mais fazer atividades físicas porque eles fariam mal aos seus bebês. Essa concepção, no entanto, é completamente errônea, pois os exercícios são essenciais nesse momento tão especial das mulheres porque são responsáveis por fortalecerem a coluna, o períneo, os glúteos e o abdômen, regiões mais importantes na gravidez e no parto. Portanto, veja alguns exercícios para gestantes que podem ser realizados com facilidade em sua casa.

Cuidados Essenciais

Antes de iniciar os exercícios para gestantes, tenha alguns cuidados essenciais para não prejudicar a sua saúde e a do seu bebê:

  • Procure o seu obstetra antes de começar os treinamentos, pois em alguns casos raros, atividades físicas não são recomendadas;
  • Os exercícios são indicados para gestantes que estejam no terceiro mês até o sétimo;
  • Se sentir alguma dor forte durante os exercícios, pare-os imediatamente e procure o seu médico;
  • Não carregue pesos em excesso;
  • Caso a sua frequência cardíaca ultrapasse 120 os batimentos por minuto, pare de se exercitar, pois a sua circulação sanguínea será diminuída; e
  • Se estiver nos últimos meses de gravidez, não se deite de bruços para evitar que o seu útero se contraia contra as costas, fazendo com que a quantidade de sangue para o bebê diminua. Além disso, não prenda a respiração por muito tempo porque essa condição é passada para a criança.

Exercícios para Fazer Durante a Gravidez em Casa

Alongamentos:

Exercícios para Grávidas

  1. Deite-se de costas sobre um colchonete com a cabeça apoiada em um travesseiro com os joelhos dobrados e os pés no chão. Puxe um dos joelhos até a altura do peito e segure-o por 30 segundos. Solte-o e repita o movimento com o outro joelho.
  2. Puxe os dois joelhos contra os peitos e segure-os por 30 segundos e solte-os lentamente.
  3. Levante uma das pernas reta para cima em sua direção e segure-a por trás do joelho por 30 segundos. Solte-a lentamente e repita com a outra perna. Com esse alongamento, suas dores lombares diminuirão bastante.
  4. Com os joelhos dobrados, levante os quadris e as costas lentamente, até que apenas os seus pés, os seus ombros e a sua cabeça fiquem encostados no chão. Fique nessa posição por 5 segundos e abaixe primeiro as costas e depois os quadris. Repita o movimento 3 vezes, com muito cuidado.
  5. Sente-se sobre o colchonete e cruze as pernas, mantendo a coluna ereta. Puxe a cabeça para o lado direito e segure-a nessa posição por 30 segundos, tomando o cuidado de não elevar os ombros. Repita com o outro lado. Assim, você alongará o seu trapézio.

Para Fortalecer a Coluna:

A coluna é a parte do corpo que mais sofre durante a gravidez por causa do peso que a mulher ganha com o crescimento do bebê. Portanto, é preciso fortalecê-la para não sofrer de dores:

Exercícios para Coluna durante a gravidez

  1. Deite-se de costas sobre uma bola suíça (usada em pilates), apoiando somente as costas e usando as pernas e as mãos para se equilibrar. Relaxe e espere por 30 segundos.
  2. Fique de quatro no chão, com os joelhos e as palmas das mãos encostados nele. Levante uma das pernas para trás, sem dobrá-la. Mantenha-a nessa posição por 10 segundos e abaixe-a para repetir o movimento com a outra perna.
  3. Sente-se com as pernas abertas o máximo que puder e com a coluna ereta. Dobre a perna direita para dentro até encostar o pé na coxa esquerda. Mantenha a mão direita sobre o joelho direito enquanto tenta encostar a outra mão na ponta do pé esquerdo. Se não conseguir, encoste na canela. Fique nessa posição por 10 segundos e retorne para repeti-la com o outro lado.
  4. Fique de quatro no chão, com os joelhos e as palmas das mãos encostados nele. Puxe o ar para os pulmões enquanto encurva as costas para trás como se fizesse um arco. Segure nessa posição por 5 segundos e retorne. Repita 3 vezes.

Para mais sugestões de exercícios, assista ao vídeo abaixo:

Fernanda Guimarães

Autora

Fernanda Guimarães é apaixonada pela área de relacionamento, sexualidade & amor. Tem ajudado milhares de mulheres a encontrarem o homem ideal através de suas dicas de atração, sedução e conquista!



1 comentário

  1. Larisse

    Muito legal e importante esse tipo de exercício para as gestantes.

Comente!




*Campos obrigatórios