Exames Necessários para as Mulheres de 30 anos

Conheça os exames aos quais as balzaquianas devem estar atentas

Artigo publicado por Fernanda Guimarães nas categorias: Beleza, Saúde

As mulheres são as pessoas que possuem as maiores expectativas de vida na maioria dos países do mundo, salvo aqueles que são atingidos por conflitos ou relações culturais específicas, as mulheres sempre vivem mais que os homens. Porque isso acontece? O dado parece estranho num primeiro momento, sabendo que é considerado que a maioria dos homens e mulheres possuem a mesma condição de acesso à saúde, seja para pior ou melhor.

Apesar de todos terem o mesmo acesso à saúde, a cultura da sociedade moderna formou mulheres mais preocupadas e homens preconceituosos. Para não se mostrarem fracos, em geral, os homens evitam os exames de rotina e demoram para procurar um médico quando precisam, por isso as mulheres saem na frente na longevidade, tendem a resolver seus problemas de saúde antes que seja tarde.

exames médicos

As mulheres também se preocupam mais com o momento certo de procurar um médico, mesmo quando os sintomas não aparecem. Por isso, exames de rotina são mais realizados com prontidão entre elas. A faixa dos 30 anos é muito importante na vida feminina, pois é quando muitos aspectos da maturidade física começam a declinar, veja bem, uma mulher de 30 anos não é velha, mas para a natureza já entra em fase de declínio, principalmente pela queda de material reprodutivo – gametas, que tem a produção iniciada ainda na geração.

Que exames fazer aos 30 anos?

Como dito, para a natureza os 30 anos são a fase de início do declínio reprodutivo. Assim, as mulheres devem ficar atentas, sobretudo, ao aparelho reprodutor e órgãos correlatos. Nessa faixa etária aumentam-se as incidências de câncer do colon e do útero, que já devem ser verificados com exames a partir dos 24 anos, segundo a comunidade médica, mas a partir dos 30 os exames devem ser mais específicos e precisos. Em geral, faz-se os mesmos exames realizados na faixa dos 20 anos, mas novos detalhes são introduzidos.

Entre os exames, a mamografia se destacada, mas também se indica que as mulheres façam radiografia de tórax, quando fumantes,  exames para medir a densidade óssea – sabe-se que problemas de osteoporose são mais frequentes em  mulheres, e para medir o funcionamento da tireóide, além de exames para verificar os ovários e sua produção de hormônios, que se altera bastante conforme a idade reprodutiva vai se distanciando, já que a principal função da progesterona e estrógeno se relacionam à manter à gravidez.

Mamografia

Um dos principais exames da saúde feminina, a mamografia merece atenção especial sobretudo se a paciente tiver parentes de primeiro grau que tenham adquirido câncer de mama ou ovariano.

mulher de 30 anos

O exame é um raio-x da mamas, feito com um aparelho chamado mamógrafo. Através do raio-x o médico pode identificar lesões benignas e cânceres, pois se apresentam na forma de tumores em nódulos ou calcificações, visíveis na chapa. Há dois tipos de exame, a mamografia tradicional, feita em filme que registra a imagem do raio-x, o problema dessa opção é que, quando há algum defeito, o exame precisa ser refeito. Na mamografia digital sinais elétricos são transmitidos para um computador, diminuindo as chances de erro.

Fernanda Guimarães

Autora

Fernanda Guimarães é apaixonada pela área de relacionamento, sexualidade & amor. Tem ajudado milhares de mulheres a encontrarem o homem ideal através de suas dicas de atração, sedução e conquista!



Comente!




*Campos obrigatórios