Etiqueta para Encontros Familiares

Breves dicas para manter a educação em reuniões de família.

Artigo publicado por Fernanda Guimarães nas categorias: Beleza, Comportamento

Ter um conjunto de boas maneiras, condizentes com a situação, é um dos passos para conseguir ser agradável às outras pessoas, aumentando o seu círculo de amigos e pessoas próximas. A etiqueta, como a maioria das pessoas se refere à esse conjunto, pode variar de acordo com o tipo de pessoa com qual você está lidando, a necessidade de adaptar-se é contínua e muito importante para o bem estar da vida social.

A ideia de etiqueta nasceu na França, englobando um conjunto de maneiras de se portar na corte, perante o chefe de estado. Fora da solenidade, as tradições de comportamento se mantinham na intimidade e entre os pequenos grupos sociais, sendo a partir delas que se decidia se uma pessoa era ou não bem educada. Nesse contexto histórico, bem longe da nossa ideia das razões para ser educado, a boa educação era parte do controle da sociedade e seu comportamento que o regime monárquico exigia para se manter.

jantar de família

Quando Preparar a Etiqueta de Família

Dentro da família nuclear a etiqueta de comportamento é algo que fica bem menos restrito, a convivência elimina muitas dessas barreiras sociais, no entanto a complicação aparece quando é preciso se reunir com pessoas de núcleos diferentes. Se considerarmos apenas as festas consideradas “reuniões familiares”, esses encontros podem acontecer no mínimo 3 vezes ao ano: dia das mães, dia dos pais e natal. As principais datas que levam à jantares ou festas em que pessoas de diversas partes de uma família se reúnem, deixando de fora ainda aniversários de patriarcas e matriarcas, de casamentos, cerimônias de casamento e batizado, entre tantas outras festas familiares. Em resumo, estar preparado para lidar com tais reuniões nunca é cedo demais.

Festa em Família: Dicas de Como Driblar os Problemas mais Frequentes

Apesar das mais possíveis cenas que possam acontecer, algumas são tradições em encontros familiares, estar preparada para enfrenta-las sem piorar a situação, ou pagar mico, já é meio caminho andado para garantir um evento tranquilo, garantindo apenas boas memórias para a família.

Fofoca:

um dos maiores problemas em família é um falar do outro, em algum momento a teia irá dar um nó. Fofoquinhas inocentes podem não fazer mal, mas em caso de surgir um assunto polêmico na roda de conversa ou na mesa de jantar, alguém tem que se pronunciar antes de piorar. Embora o anfitrião faça as vezes, em geral, para pedir gentilmente e com educação para o problema ser resolvido em outro momento. Outra forma educada de apartar discussões desse gênero é deixar o encerramento pela pessoa mais velha da família, pelo respeito que a mesma passa.

Crianças:

sempre tem alguma criança mais espoleta, em toda família que se preze. O problema não é só a atitude das crianças, que pode atrapalhar as conversas de adultos, causar machucados entre as mesmas ou outro pequeno problema do gênero, mas também a atitude dos pais ou responsáveis, que na tentativa de resolver a situação podem criar um clima ainda mais constrangedor, sobretudo se precisar gritar. O melhor é pedir desculpas ao anfitrião e explicar a situação para a criança em outro canto, conversando.

reunião de família

Necessidades distintas:

quando uma família é muito grande, comumente abrange mais de um grupo entre os convivas. Vamos supor que uma festa recebe desde a bisavó ao mais novo membro da família, entre eles há varias idades e certamente um idoso e uma criança tem necessidades diferentes de adultos. Providenciar um horário para que eles comam, um banheiro de fácil acesso, por exemplo, são exemplos de cortesia do anfitrião. Por parte dos convidados, a compreensão com essa diferença deve ser natural.

Pais separados ou pessoas brigadas:

se o caso for realmente difícil, separe as reuniões, para não comprometer o clima. Os filhos de pais separados, por exemplo, podem passar o Ano Novo com um e o Natal com outro.

Fernanda Guimarães

Autora

Fernanda Guimarães é apaixonada pela área de relacionamento, sexualidade & amor. Tem ajudado milhares de mulheres a encontrarem o homem ideal através de suas dicas de atração, sedução e conquista!



Comente!




*Campos obrigatórios