Etiqueta no Trabalho

Saiba como se portar no trabalho

Artigo publicado por Fernanda Guimarães nas categorias: Beleza, Comportamento

Dando continuidade ao tema de Etiqueta, já sabemos o quão importante é ter na cabeça um conjunto de regras para conviver em certos ambientes. No trabalho não é diferente, apesar de não ser como em um evento solene, certos traços de convivência devem ficar de fora da rotina. As regras básicas de educação, aplicadas no dia a dia, ajudam a garantir respeito mútuo e tornam o ambiente de trabalho muito menos complexo.

Confira algumas dicas para lidar com os diversos acontecimentos em ambientes de trabalho,  focando especialmente em problemas atuais, melhorando a sua sociabilidade através da educação e da gentileza.

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Etiquetas para Reuniões

As reuniões são momentos que para muitas pessoas são temidos, para outras profissões são rotina e não representam nada fora do normal. Nas duas situações, o pensamento pode gerar gafes. O medo da reunião pode levar à uma atitude de cautela exagera, assim como tratar como banalidade pode causar o efeito contrário.

Uma das gafes mais possíveis de acontecer com qualquer um é passar do horário, um aperto no trânsito, uma noite mal dormida, qualquer um tem um dia difícil. Nesse caso a pior opção é tentar se explicar assim que entrar, atrapalhando a pessoa que está falando e comprometendo o raciocínio de todos. Entre calmamente e sente-se próximo a porta, evitando maiores problemas. Quando houver uma oportunidade, se desculpe pela interrupção.

Oposto a chegar atrasado é precisar sair mais cedo de uma reunião, deixe conversado antes, para não causar nenhum sintoma que atrapalhe o andamento. Dê um sinal quando for sair, procure se sentar próximo a saída.

Troca de E-mails

Trocar e-mails de trabalho é uma questão que depende muito do ambiente e, principalmente, do destinatário do e-mail. Nem sempre o máximo de pronomes de tratamento devem ser levados em uma conversa por e-mail, mas se está falando com alguém de um cargo superior com quem não tem intimidade o suficiente para saber se a pessoa se sente confortável em ser tratada por “você”, mantenha um certo grau de distância no tratamento. O bom senso é fundamental.

Sobre as mensagens em si, ativar o comprovante de recebimento de e-mail é útil para mensagens de urgência, mas pode parecer indelicado em mensagens cotidianas. Receber e-mails pessoais na caixa de entrada de trabalho também não é de bom tom.

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Celular

O celular é um item que faz parte da nossa vida, hoje em dia é muitas vezes inimaginável viver sem um smartphone. Assim, as regras básicas que antes se aplicavam apenas à ligações também se estendem a troca de mensagens e acesso à internet. O celular é um objeto pessoal, pode estar relacionado ao trabalho, mas quando não, deve ficar em segundo plano durante o expediente.

Sobre os alertas, que podem ser incômodos para os outros, em qualquer ambiente público alertas de chamadas e mensagens muito ousados podem incomodar. No trabalho, opte pelo vibratório, em caso de estar aguardando uma ligação muito urgente, use um toque discreto. Especialmente se o horário da ligação coincidir com uma tarefa de trabalho, como reuniões – avise o chefe antes, ou contatos com clientes e parceiros.

Fernanda Guimarães

Autora

Fernanda Guimarães é apaixonada pela área de relacionamento, sexualidade & amor. Tem ajudado milhares de mulheres a encontrarem o homem ideal através de suas dicas de atração, sedução e conquista!



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