Etiqueta à Mesa

Aprenda como se comportar corretamente num jantar ou almoço formal

Artigo publicado por Fernanda Guimarães nas categorias: Beleza, Comportamento

Sentar-se a mesa para comer é um hábito cada vez mais perdido, não por acaso, já que pesquisas apontam quanto é mais comum as pessoas morarem sozinhas, assim, comer na companhia da televisão ou do computador passa a ser um novo hábito. Em algumas casas, no entanto, unir-se para comer continua sendo uma tradição, apesar disso, regras de etiqueta são facilmente dispensáveis quando se está na companhia apenas da família.

Mas, se ocorre um convite para um jantar formal, como manter a etiqueta e elegância durante o serviço de jantar? Com algumas regras básicas é bem mais fácil do que parece concluir um jantar formal da forma correta.

mesa de restaurante

Como Agir à Mesa

Sentando-se à mesa, tomar cuidado com o manuseio das coisas é essencial, ultrapassa até mesmo as regras da boa educação. Afinal, gesticular enquanto segura uma colher de sopa ou uma taça de vinho tinto não parece um bom cenário, não é mesmo? Outra preocupação básica é esperar para comer, não precisa ser o último a tocar no prato ou deixar a comida esfriar, mas tenha modos de esperar o anfitrião dar um sinal ou começar a comer.

Quanto a postura, é sempre bom não deixar os cotovelos à mesa, como um sinal de respeito pelo momento e de atenção ao que está acontecendo, contrário ao desleixo. Saber portar a conversa também é importante, a mesa não é lugar para discussões acaloradas, então deixe assuntos polêmicos como religião, política, esportes ou assuntos de família para outro momento.

O Que Vai à Mesa

Para pessoas que não estão acostumadas com refeições formais, lembrar como usar tudo que está presente na mesa pode ser um problema. Abaixo, um guia prático para lembrar quando utilizar cada coisa, se tudo vier junto na mesa.

  • Taças: a regra é básica, a menor taça serve vinho branco, a média vinho tinto e a maior serve água, que você utiliza entre os pratos para tirar o sabor da boca.
  • Pratos: aparentemente e costumeiramente, terão dois pratos sobre a mesa. Um deles é na verdade um sousplat, posto sob o prato para ser mais fácil retirar algum resto de comida que caia ao seu redor. Pode haver na mesa, também, um prato separado, onde se colocam pães, manteiga e queijos, se houver e um prato menor sobre o prato que será utilizado durante o jantar, normalmente utilizado para a entrada.

casal à mesa

  • Garfos: no mínimo serão dois, o grande é o garfo de mesa, utilizado para toda a refeição e o menor, um garfo de peixe. Se houver um terceiro garfo, ainda menor, certamente ele será o garfo de sobremesa.
  • Facas: assim como o garfo, uma de mesa, uma de peixe e uma de sobremesa. A diferença entre a faca de mesa e a faca de peixe é a serra, a faca de peixe não possui serrilhado ou corte. Se tiver manteiga, poderá haver uma faca de manteiga. Se houver pão, deverá ser cortado com as mãos.
  • Colheres: nesse caso, provavelmente só haverão duas colheres. Uma grande, para sopas e caldos, e uma pequena para a sobremesa.
  • Guardanapo: deverá ser colocado sobre o colo, dobrado e devolvido à mesa ao fim da refeição.
Fernanda Guimarães

Autora

Fernanda Guimarães é apaixonada pela área de relacionamento, sexualidade & amor. Tem ajudado milhares de mulheres a encontrarem o homem ideal através de suas dicas de atração, sedução e conquista!



Comente!




*Campos obrigatórios