Dicas para Criar Filhos Independentes

Como treinar a independência desde pequeno

Artigo publicado por Fernanda Guimarães nas categorias: Beleza, Comportamento

Os filhos precisam ser preparados para serem independentes no mundo desde cedo, por mais que doa a uma mãe pensar sobre isso, nunca se sabe o que pode acontecer pelo caminho. São muitos os aspectos que contribuem para o amadurecimento e independência da criança, todos devem ser trabalhados juntos com a mãe. Mas, se tornar independente não quer dizer que a criança irá se afastar, como muitas mães pensam, apenas que saberá tomar algumas decisões sozinha desde pequena, o que facilitará para ela se tornar um adulto independente.
bebê brincando

Infância Independente

Uma das formas da criança se sentir ligada aos pais é dormindo na mesma cama, isso deve ser uma das primeiras coisas a ser cortada. Tão logo seja possível, pois cada criança se desenvolve de uma forma diferente, compre uma caminha para seu filho, dê a ele um quarto próprio se ainda não tiver. O hábito de dormir sem a mãe não será algo que a criança vai pegar de uma hora pra outra, inicialmente a mãe deve ficar no quarto, até na cama da criança, se necessário, depois de um tempo ela pode começar a coloca-la pra dormir e sair do quarto, conforme houver segurança para a criança não cair da cama, etc.

Além da cama, a mamadeira é um elo com a mãe, pois no início as crianças precisam delas para segurar a mamadeira. O ideal é que assim que a criança der mostras de conseguir segurar sozinha a mãe a incentive, no início ele provavelmente deixará ela cair algumas vezes, mas é importante que a mãe não segure a mamadeira sozinha, deixe que a criança aprenda. É assim que a criança compreende desde cedo a necessidade de aprender a realizar as suas coisas, não é maldade, embora possa parecer, mas uma forma de incentivo.

Colocar a comida na boca, para crianças mais crescidas, gera o mesmo efeito da mãe segurar a mamadeira até o bebê terminar de ingerir o seu líquido. Esse hábito é, em geral, mais culpa de quem cuida da criança que a permite fazer isso – quando a mesma não quer comer, “obriga” o adulto a lhe dar comida na boca. Para evitar isso é interessante incentivar desde pequena que a criança coma sozinha, mesmo quando ela ainda não consegue levar direito a comida na boca, ajude com uma parte, deixe, em outra, que ela se familiarize com a colher e o prato. Pode demorar para a criança aprender, mas será um gesto de orgulho quando conseguir.

bebê independente

Dicas e Sugestões

O príncipio básico da discussão anterior é não fazer pelo seu filho aquilo que ele pode e deve aprender a fazer sozinho, esse é o início de uma relação mais independente, que será levada por toda a vida. Esses gestos inspiram a confiança do pai no filho, que ao ver que a possui, se sente mais encorajado a fazer as coisas, desde criança.

Acreditar que o filho pode fazer alguma coisa envolve outras atitudes, por exemplo, aceitar a forma como ele sabe e consegue se organizar, organizar seus brinquedos e seu quarto. Você pode dar o exemplo, mas aceitar a forma como ele faz isso é demonstrar que confia.

Fernanda Guimarães

Autora

Fernanda Guimarães é apaixonada pela área de relacionamento, sexualidade & amor. Tem ajudado milhares de mulheres a encontrarem o homem ideal através de suas dicas de atração, sedução e conquista!



Comente!




*Campos obrigatórios