Depilação com Cera: Prós e Contras

Saiba se o método é o melhor para você

Artigo publicado por Fernanda Guimarães nas categorias: Beleza, Pele

A depilação com cera, apesar da fama de dolorida, é uma das técnicas mais populares entre as brasileiras. Porque uma técnica dolorida é popular? Justamente por oferecer mais vantagens que desvantagens.

O uso da cera já acontece há séculos e não é uma escolha apenas das brasileiras contemporâneas, há relatos de que na antiguidade as egípcias já utilizam mel para retirar os pelos, sendo o Egito uma grande potência da Antiguidade, com o seu Império, a cera egípcia permaneceu popular ao longos dos anos e das dominações e povos que passaram por aquela terra, a expansão do uso da cera pelo mundo não é um evento isolado, pois ainda na Antiguidade a região foi dominada pelos helênicos, povo que deu origem às principais características da cultura ocidental.

depilação com cera

Prós da Depilação com Cera

A depilação pode ser feita com cera fria ou quente, diz-se que a vantagem da cera quente é que a temperatura usada na técnica ajuda abrir os poros da pele, assim como os folículos capilares, tornando mais fácil arrancar os fios. A depilação com cera é o único método de depilação temporária que elimina os pelos a partir da raiz, por isso é o método de maior duração. Em média os pelos demoram de duas à três semanas para voltar a aparecer, mas em algumas pessoas podem levar até dois meses.

Outra vantagem é que a cera pode ser utilizada em qualquer parte do corpo, pernas, virilha e axilas utilizam cera comum, no rosto não se recomenda o uso da mesma cera, mas existem produtos específicos para retirar o buço e até mesmo fazer a sobrancelha. Os produtos para depilação com cera evoluíram muito, tornando possível fazer a depilação em casa com segurança, algo que há pouco tempo não era recomendado. Existem versões de produtos para serem utilizados em casa que até mesmo podem ser aquecidos no microondas, facilitando o processo e eliminando a máquina intermediária de aquecimento – mesmo em casa, a cera nunca deve ser reutilizada.

Com o passar do tempo, se o uso for contínuo, o método torna os pelos mais finos e enfraquecidos, o que leva a um maior espaço entre as sessões.

Contras da Depilação com Cera

A dor causada pelo método é com certeza o maior contra para a sua utilização, mas existem anestésicos e analgésicos que podem aliviar a dor,contudo é preciso consultar um médico antes de fazer uso. O método de cera quente também pode causar varizes, pois provoca a dilatação dos vasos, devido a temperatura.

depilação com lâmina

As áreas depiladas precisam de atenção, antes da depilação é correto fazer uma assepsia do local e depois fazer esfoliação, pois a pele acumulada sobre a área pode fazer com que os pelos encravem no crescimento, pelos encravados precisam ser retirados por dermatologistas, pois podem acabar em inflamações e entre outras coisas, deixas marcas na pele.

A exposição solar não é recomendada no mesmo dia da depilação, pois a pele fica muito sensível. Ou seja, se pretende se depilar para ir à praia ou à piscina, faça-a dias antes de ir a esses locais.

 

Fernanda Guimarães

Autora

Fernanda Guimarães é apaixonada pela área de relacionamento, sexualidade & amor. Tem ajudado milhares de mulheres a encontrarem o homem ideal através de suas dicas de atração, sedução e conquista!



Comente!




*Campos obrigatórios