Cuidados com a Pele no Verão

Para manter a pele bonita e saudável é necessário tomar medidas especiais para a estação mais quente do ano.

Artigo publicado por Fernanda Guimarães nas categorias: Beleza, Pele

O Brasil é um país tropical, isso não se refere apenas ao seu clima, mas também se relaciona com a sua posição: passando pelo trópico de capricórnio e pela linha do Equador. A posição em que estamos geograficamente se relaciona muito à saúde de nossa pele. O Brasil está em uma área que recebe muitos raios solares, característica que afeta nossa fauna, flora e também nossa pele.

Sobretudo no verão, a grande incidência de raios solares pode nos ser prejudicial, pois os raios UV, causadores de câncer de pele e aceleradores do envelhecimento celular, incidem com mais intensidade nessa época do ano. A proteção solar se torna a primeira importância no tratamento da pele durante o verão, contudo, além de se proteger dos raios solares é preciso se proteger dos efeitos causados pela água do mar e piscina, mais comuns nessa época, que coincide com feriados e férias.

cuidados no verão

Como se Proteger Corretamente do Sol

O uso de protetor solar no cotidiano é recomendado pelos dermatologistas para todas as pessoas a partir dos seis meses de idade, diminuindo os riscos de se obter um câncer de pele ao longo da vida. Além dessa recomendação, durante o verão é essencial seguir outros cuidados para evitar problemas com queimaduras ou outros que não sejam duráveis, mas que podem deixar sequelas ou mesmo destruir as férias planejadas.

O uso de chapéu, embora seja um acessório pouco comum no Brasil, é essencial para ajudar a proteger o rosto e os olhos do sol – inclusive, para esses vale sempre o uso de óculos com proteção UV, para proteger da catarata ou de lesões na córnea por excesso de radiação solar; para as roupas de verão o ideal é que se utilize algodão, pois esse tecido natural, além de deixar a pele respirar e evitar a sudorese, que pode causar ou agravar micoses, por exemplo, absorve cerca de 90%, protegendo a sua pele. Além dessas medidas, evite os horários de maior intensidade da luz solar.

O protetor solar, citado antes como uma recomendação médica, não nos garante proteção completa ao sol. Assim, muitas pessoas acreditam que aplicando o protetor solar ao sair de casa já está protegido do sol. Não é bem assim, pois a duração de cada produto depende de sua fórmula, em geral ela está informada na embalagem e quase sempre exige reaplicação durante o dia, principalmente após atividades que envolvam água, dermatologistas indicam que a mesma seja feita a cada duas horas.

O principal papel dos bloqueadores solares é diminuir os efeitos do sol na pele, para tanto deve-se utilizar o fator de proteção ideal para a resistência de sua pele. As pessoas que possuem maiores riscos de queimaduras são as de pele clara, sardas e olhos claros, tendo pouca melanina, são menos resistentes e precisam utilizar um protetor solar de maios FPS (fator de proteção solar).

cuidados com a pele das pernas

Mantendo a Hidratação da Pele no Verão

Para ter uma pele bonita e saudável é preciso manter uma rotina de cuidados que envolvem a limpeza, tonificação e hidratação da pele. Durante o verão essa rotina deve se manter, no entanto, para mantê-la hidratada e ajudar a ganhar um belo bronzeado algumas mudanças podem ser essenciais.

Devemos consumir bastante água, líquidos em geral, mas água e sucos naturais, ou água de coco, são as melhores escolhas. A esfoliação pode ter a frequência aumentada durante essa estação, para melhorar o controle da oleosidade. Por falar em oleosidade, ela é o maior problema com a hidratação durante o verão.

Por tentarmos excessivamente deixar a pele matificada e seca, podemos correr o risco de deixa-la desidratada e desprotegida. O ideal para quem vai se expor muito ao sol é deixar a oleosidade controlada, mas não elimina-la completamente. Quanto ao creme hidratante, o mesmo pode ser substituído pelo protetor solar.

Fernanda Guimarães

Autora

Fernanda Guimarães é apaixonada pela área de relacionamento, sexualidade & amor. Tem ajudado milhares de mulheres a encontrarem o homem ideal através de suas dicas de atração, sedução e conquista!



Comente!




*Campos obrigatórios