Como Usar a Panela de Pressão

Para não sofrer nenhum acidente com a sua panela de pressão, preste atenção às nossas dicas.

Artigo publicado por Fernanda Guimarães nas categorias: Beleza, Comportamento

É comum vermos notícias sobre explosões ocasionadas por panelas de pressão e, por isso, muita gente tem medo de usá-las. No entanto, se o uso for correto, não há problemas e as refeições ficarão prontas até 3 vezes mais rápidas. Além disso, alimentos como os grãos, só ficam perfeitamente cozidos na panela de pressão. Então, saiba como usar a panela de pressão e tenha muito mais praticidade na cozinha.

pressão

Como Funciona a Panela de Pressão

Como você deve ter aprendido nas aulas de Física, a água ferve a uma temperatura de 100ºC ao nível do mar. Sendo assim, quanto menor a pressão atmosférica, menor será a temperatura de ebulição e, por conseguinte, mais demorado será o cozimento. E não adianta levantar o fogo para que os alimentos fiquem prontos em menos tempo, visto que, após a ebulição, não há mais como aumentar a temperatura.

Por isso, foi inventada a panela de pressão, que é completamente vedada, impedindo que o vapor seja eliminado. Assim, ele vai se acumulando dentro da panela e aumenta a pressão interior, que fica maior que a externa. Com isso, a temperatura da água consegue alcançar os 120ºC, cozinhando os alimentos com bastante rapidez.

Por Que a Panela de Pressão Faz Tanto Barulho

O que mais assusta as pessoas é o barulho que sai da válvula central, mas ele é o principal indicador de que a panela de pressão está funcionando adequadamente. Tal válvula que é mantida fechada é formada por um pininho pesado. Quando o vapor começa a se formar no interior da panela, chega até um limite e, para que a panela não exploda, é liberado através dessa válvula, que elimina o vapor excedente.

Portanto, se a sua panela estiver fazendo barulho e a válvula, dançando de um lado para o outro, está tudo certo. Porém, nunca mexa nela para que a sua segurança seja garantida.

panela de pressão

Como Utilizar a Panela de Pressão Corretamente

Alguns cuidados são essenciais para não sofrer acidentes com a panela de pressão. São eles:

  • Nunca usar a panela de pressão sem líquidos;
  • Encha-a somente até a marca indicada em seu interior, ou seja, até 2/3 dela;
  • Nunca abra a panela de pressão enquanto houver vapor em seu interior;
  • Preste atenção ao barulho da sua panela, pois se ele cessar repentinamente, o fogo deve ser imediatamente desligado e a tampa, reposicionada. Talvez o vapor esteja escapando porque alguma peça esteja fora do lugar;
  • A válvula deve ser limpa cuidadosamente para que não haja obstrução quando a panela estiver sendo usada. Para tanto, use um palito de dentes ou uma agulha para retirar todos os resíduos de alimento. O pino também deve ser bem limpo após o uso da panela;
  • Assim que o vapor começar a sair da panela, abaixe o fogo, pois a temperatura da água não vai aumentar mais que isso;
  • Ao menor sinal de que o vapor esteja escapando pela borracha, troque-a;
  • Mantenha as crianças longe da panela de pressão em uso; e
  • Leia atentamente o manual de instruções da sua panela, porque ele pode conter informações importantes para ela.
Fernanda Guimarães

Autora

Fernanda Guimarães é apaixonada pela área de relacionamento, sexualidade & amor. Tem ajudado milhares de mulheres a encontrarem o homem ideal através de suas dicas de atração, sedução e conquista!



Comente!




*Campos obrigatórios