Como Trabalhar a Auto-estima na Adolescência

Ser adolescente hoje e manter a auto-estima, como?

Artigo publicado por Fernanda Guimarães nas categorias: Beleza, Comportamento

Encontrar motivos para aumentar a auto-estima na adolescência pode ser o caminho das pedras, o grande problema em fazê-lo é que em geral um adolescente não possui ainda o senso crítico que terá quando adulto, quase sempre as vontades se misturam ao desejo de afirmação e de pertencimento  a um grupo social e o que não está encaixado dentro do que o próprio adolescente considera como ícone, pode ser o suficiente para criar uma auto-estima negativa.

Se falta ao adolescente senso crítico, é papel da sociedade alertá-lo: padrões não são reais. Hoje em dia adolescentes são constantemente exigidos, pois além dos estereótipos de beleza, ainda há os desejos sobre suas carreiras – que devem decidir aos 16 anos, para ingressar em uma boa universidade aos 17 e até os 30 já estarem com “a vida ganha”, sobre suas opções sexuais, sobre sua capacidade esportiva. Todas essas exigências da vida moderna condicionam se uma pessoa vai ou não ser popular, estar incluída em outros grupos, mas não são essenciais.

adolescente

Encontre Motivos para Se Orgulhar

Embora não seja saudável ser completamente alheio ao que ocorre ao seu redor, para manter sua auto-estima positiva é essencial separar o que é ou não é para você. Isso já te tira o peso das comparações com pessoas e situações que simplesmente não combinam com sua aparência ou jeito de viver.

Troque essas comparações por olhares para as coisas que te fazem bem: se você gosta de ler e se orgulha de conseguir compreender os livros, isso já é um motivo de orgulho. Se conseguiu vencer um problema familiar, se sentiu bonito usando algo que lhe dizem que não cairia bem no seu corpo, todas essas partidas contra o que é o padrão vigente pode ajudar a enfrentar  momentos de baixa auto-estima.

A Internet e a Auto-Estima

A internet chegou realmente ao Brasil nos meados dos anos 90, quem nasceu depois já convive com um computador certamente desde os primeiros momentos de vida. Isso faz com que estar conectado não represente nada de absurdo para nós, mais jovens, que sempre tivemos um relacionamento com a rede mundial de computadores.

Usar a internet para mostrar a sua identidade e o que você pensa é uma das formas de melhorar a sua auto estima, embora hoje façam menos sucesso do que há pelo menos 5 anos atrás, os blogs são uma ótima ferramenta para isso, pois a proposta é que você mostre o que pensa, escreva sobre o seu dia. Em um blog, você é o personagem. Além disso, as comunidades, como grupos no Facebook, nos ajudam a encontrar mais pessoas que compartilhem conosco os mesmos gostos, garantindo que tenhamos com quem conversar.

adolescente com autoestima

Só é preciso tomar cuidado com as armadilhas que a internet reserva, como a popularidade é algo que sempre está em pauta, assim como a imagem, que depois dos textos é a principal forma de se expressar na rede, é muito mais fácil ser atingido por uma hashtag maldosa no Instagram ou simplesmente pela falta de likes em um post no Facebook. Por isso é preciso ser cauteloso, se algum tipo de agressão for feito, exclua e bloqueie o agressor, se necessário, denuncie as redes e deixe seus pais avisados, não tome como pessoais ofensas que podem ser dirigidas sem pudor a qualquer um no ambiente internético.

Fernanda Guimarães

Autora

Fernanda Guimarães é apaixonada pela área de relacionamento, sexualidade & amor. Tem ajudado milhares de mulheres a encontrarem o homem ideal através de suas dicas de atração, sedução e conquista!



Comente!




*Campos obrigatórios