Como Tirar Cutículas

Para uma boa esmaltação, é necessário que as cutículas estejam uniformes, aprenda como tirar cutículas corretamente e deixar suas unhas impecáveis.

Artigo publicado por Fernanda Guimarães nas categorias: Beleza, Unhas

Fazer as unhas é uma tarefa composta de diversas etapas mas certamente, a que despende mais atenção é a da remoção do excesso de pele em volta das unhas. Muitas mulheres não sabem como tirar cutículas corretamente, portanto vamos ensinar aqui uma maneira fácil e rápida de realizar o processo.

Como Tirar Cutícula

Tirar a cutícula das unhas é um hábito comum entre as brasileiras. Porém, há muitas controvérsias sobre o assunto: especialistas defendem a opinião de que não é saudável remover as cutículas, já que esta é uma proteção natural do corpo, sendo responsável por barrar a entrada de bactérias no organismo, evitando a contaminação.

Para manicures e clientes, retirar as cutículas é um passo essencial para acabamento perfeito, antes da esmaltação.

Como Tirar Cutícula – Passo a passo

Retirar a cutícula exige uma série de cuidados especiais, visto que se forem retiradas de forma incorreta, é possível causar algum corte, inflamação ou ainda infecção. Portanto, para remover as cutículas é necessário um alicate de cutícula, uma espátula, um produto amolecedor de cutícula (disponível no mercado em várias marcas) e um esterilizador de alicate.

Amoleça a cutícula com um creme ou um removedor de cutículas e afaste-as.

Amoleça a cutícula com um creme ou um removedor de cutículas e afaste-as.

  1. O primeiro passo é amolecer as cutículas. Isso pode ser feito tanto com os produtos especializados que mencionamos – amolecedores de cutículas – quanto com água morna. Esta última técnica é bastante utilizada pelas manicures brasileiras. No caso do amolecedor, basta seguir as recomendações da embalagem. Já no caso da água quente, basta deixar as unhas de molho por 1 minuto.
  2. Antes de iniciar o uso do alicate, empurre a cutícula com o auxílio da espátula. Isso desprenderá a cutícula da pele, facilitando a retirada da mesma. Outra dica importante é retirar a cutícula rapidamente, de uma só vez: comece de um canto ao centro, e depois, do outro canto ao centro, novamente.
Remova os excessos com um alicate

Remova os excessos com um alicate

Como Tirar Cutícula Inflamada

Quando a cutícula é retirada de forma errônea, pode acontecer de a pele inflamar, ocasionando dores e desconforto na região. Em casos em que a cutícula está inflamada, não é recomendado retirá-la. Neste caso, primeiro deve-se tratar a inflamação.

Faça compressas de água quente, diariamente. Em seguida, seque a região e aplique uma pomada antinflamatória. Repita o processo até a cutícula cicatrizar, definitivamente.

Quando a cutícula estiver cicatrizada, a sobra de pele poderá ser removida, porém, com muito cuidado e seguindo as recomendações já citadas.

Como Tirar Cutícula Ressecada

Para retirar as cutículas ressecadas, vale seguir a mesma dica principal utilizada para as cutículas inflamadas: primeiro deve ser feito o tratamento, para depois a remoção.

Para tratar as cutículas ressecadas, utilize produtos próprios para hidratá-las, como o removedor de cutícula Mira Cuticle da Avon ou o Reparador Noturno da Risqué: massageie as cutículas diariamente, se possível duas vezes ao dia. O tratamento deve ser realizado enquanto o ressecamento estiver aparente. Uma vez hidratada, retire as cutículas cuidadosamente, com o auxílio do alicate.

Vídeo

Assista ao tutorial sobre como fazer unhas:

Fernanda Guimarães

Autora

Fernanda Guimarães é apaixonada pela área de relacionamento, sexualidade & amor. Tem ajudado milhares de mulheres a encontrarem o homem ideal através de suas dicas de atração, sedução e conquista!



2 comentários

  1. rita

    quanto tempo tem que faser a unhas.pois eu deroro muito.

  2. elaine

    Gostaría de saber como posso diagnosticar a minha cutícula como ressecada.

Comente!




*Campos obrigatórios