Como Planejar um Casamento

Para planejar um casamento inesquecível, é preciso ter bastante paciência, mas o resultado será fantástico.

Artigo publicado por Fernanda Guimarães nas categorias: Casamento, Relacionamento

O casamento é um dos momentos mais importantes na vida de uma mulher. Por isso, ele deve ser bem planejado para que nada saia errado e para que seja simplesmente lindo e maravilhoso, assim como em seus sonhos. Porém, são muitos detalhes a serem resolvidos e, para que tudo fique perfeito, é preciso ter bastante paciência para fazer as suas pesquisas e montar a sua agenda. Sendo assim, saiba como planejar um casamento.

Orçamento

Antes de tudo, é preciso saber o quanto você e o seu futuro marido poderão investir no casamento. Então, somem as suas rendas e tentem guardar o máximo de dinheiro possível para poderem pagar as despesas. Em vários casos, os pais dos noivos também ajudam a completar o orçamento. Sendo assim, já é hora de saber se poderão contar com essa ajuda ou não.

Agenda

Como escrito acima, a agenda da noiva é o material mais importante na fase do planejamento. Portanto, compre a sua imediatamente para poder marcar os seus compromissos e os preços encontrados pelo menos 1 ano antes do casamento. Nessa hora, seja bastante metódica para que todos os detalhes funcionem adequadamente. E não se esqueça de guardar todos os cartões de visita recebidos, os preços e os nomes dos atendentes para futuros contatos.

Como planejar um casamento

Definição do Tipo de Cerimônia

Agora, o primeiro passo é definir o tipo de cerimônia que você vai querer, escolhendo o período do dia e local como praia, campo ou um buffet. A estação do ano também é muito importante, pois assim você conseguirá escolher o seu vestido. Além disso, defina se haverá festa ou não e o número aproximado de convidados.

Data

Em seguida, vem a definição da data do casamento. Para tanto, saiba de antemão que os meses de maio, abril, setembro e outubro são os mais concorridos e, por isso, as festas são mais caras. E se for casar na igreja, faça a sua reserva 1 ano antes da data, principalmente se o local desejado for muito popular.

Pesquisa

Com a data marcada, é hora de procurar os serviços como buffet, fotógrafo, aluguel de carro, florista, cabeleireiro e costureira. Seja forte e persistente, buscando pelos melhores preços e qualidade. Nesse momento, vale a pena usar a lábia para conseguir descontos nos produtos.

Faça as degustações com cuidado, marcando em sua agenda tudo o que gostou e o que não gostou em cada buffet para poder escolher com cuidado esse que é um dos itens essenciais da sua lista de casamento.

A Constance Zahn fala sobre planejamento de casamentos neste vídeo olha só:

Enxoval

Dez meses antes do casório, comece a fazer o seu enxoval, principalmente com a roupa de cama e utensílios da cozinha. Os móveis e alguns eletrodomésticos podem ser comprados depois, porque muitos podem ser ganhos dos convidados.

Escolha do Vestido

O vestido é a peça chave do casamento e, portanto, precisa ser escolhido com todo o cuidado do mundo. Sendo assim, pesquise em revistas e na internet por vários modelos para definir o seu vestido, que deve combinar com a sua personalidade e caráter. E na hora de mandar fazê-lo, peça indicações de amigas e familiares que fizeram o vestido em determinada costureira.

Planejando um casamento

Claro que você também pode alugar. Os valores são acima de R$1.000,00 para os vestidos mais simples. Se sua cerimônia for pequena, vale a pena comprar um vestido branco e levar em uma costureira para ajustar e personalizar como preferir. Lembre-se que o simples pode ser muito mais elegante.

Outra dúvida cruel é em relação aos sapatos. Confira nosso post sobre sapatos coloridos para noivas e divirtam-se!

Convites

Com 6 meses de antecedência, comece a procurar pelos convites. Atualmente, há vários modelos deles, inclusive os personalizados com fotos dos noivos. Portanto, peça ajuda do seu noivo para escolherem juntos os que mais se adéquam às suas personalidades. Quando faltar 3 meses para o casamento, comece a enviá-los para que os seus convidados possam se programar.

Chá de Cozinha

O chá de cozinha é um momento especial que as noivas dividem com as suas melhores amigas. Por isso, chame todas as mulheres que você mais amam para fazerem uma deliciosa festa e ganhar presentinhos especiais.

Hoje em dia, alguns casais têm optado pelo chá bar, onde os noivos participam juntos de uma festa realizada em bares ou boates. Assim, todos podem se divertir.

Presentes

A lista de presentes sempre é frustrante para os noivos decidirem. Várias lojas como o Magazine Luíza e o Ponto Frio disponibilizam listas de casamento para que os convidados comprem os presentes online. Outra dica é o Zankyou – um site super confiável onde você monta uma lista fictícia de presentes (você pode criar os seus ou usar os presentes já criados pelo Zankyou) e os convidados compram como se fosse uma loja virtual mesmo mas você recebe em dinheiro! Ótimo para quem ainda não comprou o apartamento e não tem onde colocar todos os presentes.

Encontramos mais algumas dicas neste vídeo:

Fernanda Guimarães

Autora

Fernanda Guimarães é apaixonada pela área de relacionamento, sexualidade & amor. Tem ajudado milhares de mulheres a encontrarem o homem ideal através de suas dicas de atração, sedução e conquista!



Comente!




*Campos obrigatórios