Como Passar Fio Dental

O uso correto do fio dental é importante para manter os dentes limpos e saudáveis.

Artigo publicado por Fernanda Guimarães nas categorias: Beleza, Saúde

Escovar os dentes após as refeições é a maneira mais indicada para mantê-los limpos e livres de cáries. Entretanto, a limpeza nunca é completa sem o uso do fio dental, que alcança locais que a escova de dente não é capaz. Por isso, ele deve ser utilizado pelo menos uma vez ao dia, mas de forma correta para não machucar as gengivas e causar problemas bucais. Sendo assim, saiba como passar o fio dental para ter dentes saudáveis e bonitos.

fio dental

Tipos de Fio Dental

Nas prateleiras dos supermercados e das farmácias, encontramos diversos tipos de fio dental e, por isso, é difícil escolher a melhor opção. Eles são feitos de nylon e podem ser encerados ou não, com ou sem sabor. Quanto à cera e ao sabor, escolha o que mais lhe agrade.

No entanto, uma diferença significante está nos filamentos encontrados em cada tipo de fio. Os fios dentais multifilamentados, por serem compostos vários filamentos, geralmente se rasgam ou se desfiam quando são passados entre dentes muito unidos, causando grande incômodo.

Desse modo, a melhor escolha, apesar de mais cara, é pelo fio PTFE, ou monofilamentado, que desliza com mais facilidade entre os dentes, especialmente entre os com pouco espaço. No entanto, ambos servem perfeitamente para retirar os restos de alimentos e a placa bacteriana que a escova de dente não consegue alcançar.

Comprimento Ideal

Em primeiro lugar, lave bem as mãos, visto que os dedos irão para dentro da boca na hora de passar o fio dental. Então, para não haver desperdício de produto, corte aproximadamente 40 centímetros para que seja utilizado entre todos os dentes.

como passar fio dental

Como Utilizar o Fio Dental

  1. Assim que cortar o fio dental, enrole cada extremidade ao redor do dedo médio de cada mão, deixando, no máximo, 10 centímetros livres no centro. Então, aperte o fio com os dedos indicador e polegar para ter mais firmeza e deslize o fio para cima e para baixo vagarosamente entre os dentes, começando pelos de trás.
  2. Assim que o fio alcançar a base de cada dente, faça movimentos laterais para retirar cuidadosamente todos os resquícios de comida e de placa restantes.
  3. Empurre-o até ultrapassar a linha de junção entre o dente e a gengiva, mas sem forçá-lo, pois o tecido local é muito frágil e rompe-se facilmente. Na hora de remover o fio dentre os dentes, faça-o de trás para a frente.
  4. Sempre que retirar o fio dental dentre 2 dentes, utilize uma parte nova dele para passá-lo por entre outros. Para tanto, desenrole um pouco do fio de uma das mãos e enrole-o em outra, mas evite ao máximo usar partes sujas entre dentes.

Quando Passar o Fio Dental

O fio dental deve ser usado pelo menos 1 vez ao dia, preferencialmente antes de dormir para deixá-los completamente limpos no tempo em que as placas bacterianas mais costumam se juntar, ou seja, durante o sono. Ele deve ser utilizado antes da escovação dos dentes.

Fernanda Guimarães

Autora

Fernanda Guimarães é apaixonada pela área de relacionamento, sexualidade & amor. Tem ajudado milhares de mulheres a encontrarem o homem ideal através de suas dicas de atração, sedução e conquista!



Comente!




*Campos obrigatórios