Como Lidar com Marido que Ganha Menos

As mulheres estão na frente na corrida do mercado de trabalho - como lidar com esse novo cenário?

Artigo publicado por Fernanda Guimarães nas categorias: Casamento, Dificuldades, Relacionamento

Desde os anos 70 a participação das mulheres na economia é crescente, o fenômeno é tão expressivo para compreender a “nova ordem social” do mundo, com as mudanças de comportamento, de número de filhos e de prioridades que tem até mesmo estudos específicos para essa nova ordem familiar. Apesar do grande espaço feminino do que tange à ajudar a colocar dinheiro dentro de casa, um mundo que se desenvolveu com base em relações patriarcais ainda carrega algumas heranças que dificultam a convivência de quem é responsável pela maior parte da renda, quando é a mulher.

casal feliz

Porque Mulheres Ganham Mais?

Em certas áreas, pesquisas mostram, mulheres são mais empenhadas que homens. Não se dirigindo aos empregos, mas a si mesmas. As mulheres tem a expectativa de vida mais alta, participam mais de programas de medicina preventiva e se cuidam melhor quando descobrem algum problema. Pode parecer que não, mas até mesmo isso influencia no avanço salarial feminino. Empregadores se sentem mais seguros em contratações que lhes passam a sensação de que não terão muitos problemas, tais como substituições de última hora por atestados médicos e licenças, que diminuem a produtividade e aumentam os gastos das empresas.

Além da saúde, as mulheres também tem maior nível educacional, o que as coloca a frente de muitos homens na concorrência por boas vagas. Entre a população com ensino superior, no Brasil, as mulheres se destacam percentualmente, segundo o Censo de 2010, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, que indica que entre a população feminina 13% apresenta diploma de graduação, contra 9,9% dos homens. Não somente na graduação, mas a porcentagem de mulheres que seguem os estudos através das especializações, segundo diversas pesquisas internacionais, sempre é maior que a dos homens onde o acesso à educação é igualitário entre o gêneros.

Porque é Difícil para a Mulher Ganhar Mais que o Parceiro?

Apesar dos avanços que já falamos, a relação das mulheres com o trabalho ainda não é igualitária: pesquisas apontam que apesar de melhores instruídas, em muitos cargos as mulheres ganham até 30% menos em relação aos homens, levando em consideração outras características como cor da pele de ambos. Além do salário ser menor, também é evidente que é mais difícil para mulheres chegarem à altos cargos em algumas áreas, o que pode ser confirmado facilmente por nossa cultura: quando você pensa em médico e enfermeiro, em professor de ensino superior e professor de fundamental I, quais são as pessoas que você imagina nesses cargos?

Esse exemplo evidencia porque é tão difícil para uma mulher admitir socialmente que ganha mais que o parceiro, o que de fato é muito íntimo, mas dependendo da profissão que desempenha é uma dedução óbvia. Vivemos em uma sociedade que se desenvolveu a partir de coronéis e outros elos patriarcais, a função das mulheres muitas vezes foi apenas social. Essa herança ainda está presente na mente de muitas pessoas, que consideram ofensivo para o homem e ele ser “bancado” por uma mulher.

Ninguém Precisa “Bancar” o Outro

pagamentos

Em relações maduras, entre adultos, a ideia de um bancar o outro é totalmente mítica. A verdade, em um casamento, é que todas as pessoas contribuem com a casa, o mais correto é dividir de acordo com o que cada um pode, ou separar determinadas contas para um e para outro. Quanto aos gastos pessoais dizem respeito ao indivíduo e não ao casal,não há porque se preocupar com isso, a menos que seja uma decisão sua.

Independente de quem ganha mais, ter um planejamento financeiro ajuda a evitar problemas e até mesmo discussões sobre o dinheiro. Se o seu parceiro se sentir incomodado com sua posição, explique a ele o quanto é importante para você e como isso não o faz menor, não importa o pensamento da sociedade e sim a felicidade individual e do casal.

Fernanda Guimarães

Autora

Fernanda Guimarães é apaixonada pela área de relacionamento, sexualidade & amor. Tem ajudado milhares de mulheres a encontrarem o homem ideal através de suas dicas de atração, sedução e conquista!



Comente!




*Campos obrigatórios