Como Lavar o Cabelo Corretamente

Lavar o cabelo é um hábito que não questionamos, será que você está fazendo certo?

Artigo publicado por Fernanda Guimarães nas categorias: Beleza, Cabelos

A maioria das pessoas aprende a lavar os cabelos de uma forma, quando crianças, e usam o mesmo método de lavagem a vida inteira. O quão errado é isso? Depende do seu cabelo, o problema é justamente que o cabelo muda ao longo da vida e que cabelos adultos em geral precisam de mais cuidados do que as madeixas infantis, depois de já passarem por muitos processos de agressão e mudanças provocadas pelo próprio organismo – o seu cabelo muda até mesmo com a puberdade, você sabia?

cabelo molhado

Comece a Entender Seus Fios

O primeiro passo para lavar os seus cabelos da forma ideal é entender a necessidade que eles têm, por isso há tantas linhas de cosméticos capilares no mercado, porque cada fio tem uma necessidade diferente. Ainda assim, a variedade pode ser pequena, porque o que funciona no cabelo de uma pessoa, não necessariamente funciona no cabelo de outra.

A textura do cabelo também influencia muito na escolha do produto, cabelos lisos tem tendência a ficarem mais pesados e acumularem oleosidade rapidamente, a limpeza precisa ser mais profunda para deixar o cabelo leve e bonito. Por outro lado, os fios crespos se mostram mais rebeldes quando passam por limpezas profundas, o que é natural pois a estrutura desse tipo de fio deixa a oleosidade má distribuída e a limpeza tira a camada lipídica protetora dos fios, nos cabelos crespos o efeito é mais aparente.

Quanto a necessidade dos cabelos, existe um ativo para cada coisa, mas muitas vezes as formulas são associadas e tratam mais de uma deficiência de uma vez. Para falta de brilho, use ceramidas, para combater o ressecamento excessivo existem várias fórmulas, aloe vera, queratina, manteiga de karité, a oleosidade é combatida por agentes como algas marinhas e argila.

Como Lavar da Forma Correta?

A lavagem de cabelos normalmente acumula pequenos erros que entram na nossa rotina sem percebemos, o principal é, sem dúvida, associar a limpeza com a quantidade de shampoo utilizado. A espuma liberada pelo shampoo não significa limpeza, tampouco sua quantidade, a espuma é apenas reação dos componentes do produto. Para uma lavagem bem feita a quantidade de duas moedas de um real é o suficiente.

Como assim, tão pouco? Pois é, o erro é a aplicação e não a quantidade. O shampoo não deve ser aplicado diretamente na cabeça, pois isso torna mais difícil espalhar o produto, deixando concentrado em regiões, antes de aplicar dilua o shampoo em água, mas apenas no momento de utilizar, pois a mistura com a água pode alterar a sua composição química. Aplique o shampoo no couro cabeludo, é aí que é preciso lavar e retirar a oleosidade para evitar, por exemplo, a caspa. A espuma irá escorrer pelos fios limpando o resto do cabelo.

lavar cabelo

Outras dicas:

muitas pessoas reaplicam o shampoo para uma limpeza mais efetiva, isso não é necessário para a maioria das pessoas, apenas enxaguar bem é suficiente. Utilizar o condicionador precisa ser bem dosado, o produto não deve ser aplicado no couro cabeludo, assim como o uso de shampoos dois em um deve ser evitado, pois a fórmula do condicionador, se usada na raiz com frequência, poderá deixar os poros obstruídos e causar maior oleosidade. Lavar o cabelo todos os dias também é um mito, a não ser que você sofra com a oleosidade, pode alternar dias da semana, se o seu cabelo for crespo, lavar até 3 vezes por semana é suficiente.

Fernanda Guimarães

Autora

Fernanda Guimarães é apaixonada pela área de relacionamento, sexualidade & amor. Tem ajudado milhares de mulheres a encontrarem o homem ideal através de suas dicas de atração, sedução e conquista!



Comente!




*Campos obrigatórios