Como Cuidar da Pele na Adolescência

As mudanças físicas exigem mudanças de cuidados.

Artigo publicado por Fernanda Guimarães nas categorias: Beleza, Pele

A adolescência é um período conhecido por ser a grande fase de mudanças entre infância e vida adulta, o seu período, no entanto, é um desacordo entre médicos e psicólogos, pois a personalidade pode entrar na adolescência antes do corpo, influenciada pelo meio ao redor, pelas transformações sociais e tecnológicas, por exemplo. O corpo depende dos hormônios e das suas transformações para entrar na mesma fase, nos meninos, por exemplo, é quando começa a produção de testosterona, nas meninas, em maioria, é quando ocorrem as primeiras ovulações, levando á menstruação.

É todo esse ciclo hormonal em mudança que altera profundamente o funcionamento do corpo de um adolescente. Isso fica muito perceptível na pele, que é o órgão mais extenso e visível do nosso corpo. A pele dos adolescentes tendem a passar por mudanças, pois isso as vezes é difícil cuidar dela após essas mudanças hormonais, acostumados com como ela costumava ser. Peles secas podem se tornar oleosas ou mistas, e vice-versa, gerando a necessidade de repensar os produtos utilizados para cuidar dela.

limpeza de pele

Rotina de Cuidados

A adolescência é o período ideal para colocar uma rotina de cuidados em relação a pele. Isso inclui desde o mais básico, que nem sempre é levado à risca toda a nossa vida, principalmente na infância. Lavar o rosto todos os dias com um bom sabonete é o mais básico cuidado de pele, mas nesse período de mudanças é bom adequar-se a necessidade dela, o ideal é consultar um dermatologista. Os cuidados de higiene são os principais para garantir que outros problemas não se desenvolvam, como a acne – embora não seja o único fator responsável por ela.

Além dos sabonetes, a limpeza de pele inclui tônicos faciais e esfoliantes, se necessário até mesmo máscaras que podem ser indicadas pelo dermatologista. Os tônicos são essenciais para manter o equilíbrio do pH da pele, o que ajuda a regular a produção de oleosidade e diminuir o brilho. Contribui com essa regulação optar por uso de água fria ou morna nos processos de higiene, a água quente estimula a produção de sebo.

É essencial o uso do demaquilante, é nessa fase que a maioria das meninas começa a usar maquiagem e limpar a pele depois do uso precisa ser um hábito desde então, para evitar maiores problemas – desde o fechamento dos poros, que causa cravos e espinhas, até alergias sérias. Os demaquilantes devem ser a base de água, como os bifásicos, os produtos oleosos são especiais para a região dos olhos, pois a pele ao redor é muito fina.

Outra rotina que deve ser inserida, se já não faz parte da vida do adolescente, é o uso de protetor solar. Como nessa época a propensão a oleosidade e desenvolvimento de acne é maior, o ideal é escolher fórmular oil-free ou em gel.

pincéis de maquiagem

Alergias

Com a mudança das reações que o corpo tem à produtos nessa fase, alergias podem ser comuns, elas podem se desenvolver devido a componentes dos produtos de limpeza e cuidados. Por isso a preferência é por linhas específicas para adolescentes ou recomendadas por dermatologistas.

Acabando com Cravos e Espinhas de Forma Definitva

O vídeo abaixo revela como acabar com cravos e espinhas para sempre, tratando o problema de dentro pra fora. Assista!

adeus acne

Fernanda Guimarães

Autora

Fernanda Guimarães é apaixonada pela área de relacionamento, sexualidade & amor. Tem ajudado milhares de mulheres a encontrarem o homem ideal através de suas dicas de atração, sedução e conquista!



Comente!




*Campos obrigatórios