Como Correr Corretamente

A corrida é um dos exercícios que proporciona maior queima calórica. Porém, se não for praticada adequadamente, pode causar danos à saúde.

Artigo publicado por Fernanda Guimarães nas categorias: Beleza, Boa Forma

A corrida, como é sabido, é um dos melhores exercícios para quem deseja perder peso. Entretanto, não basta apenas colocar os tênis e sair correndo. Se a postura e a respiração não estiverem corretas, você até poderá perder peso, mas sofrerá de dores nas articulações e na coluna. Sendo assim, saiba como correr corretamente e ganhe muita saúde, disposição e beleza!

corrida na praia

Postura

A postura é muito importante para não sofrer de dores musculares e articulares após a corrida. Portanto, atente-se ao máximo a ela enquanto estiver correndo. As costas precisam estar perfeitamente alinhadas com o pescoço, que deve estar relaxado e a face voltada para a frente. Relaxe os ombros, mantendo-os soltos e os quadris, encaixados. O tronco deve estar levemente inclinado para a frente, mas com a coluna ereta.

Para ajudarem no equilíbrio e na impulsão do corpo para a frente, os cotovelos são flexionados em um ângulo de 90º com os punhos relaxados. Quanto ao abdômen, mantenha-o nem tão relaxado a ponto de curvar as costas, nem tão contraído a deixar o corpo tenso e o movimento prejudicado. Encontre um meio termo, de modo que a barriga fique levemente contraída. Assim, a região lombar será corrigida e as costas, endireitadas para que os movimentos sejam mais eficientes.

Os joelhos são a parte do corpo que mais sofrem caso a postura seja incorreta. Então, sempre que a perna for lançada para trás, dobre os joelhos para compensar a sobrecarga sofrida pela articulação quando entra em contato com o chão.

Ao correr, a primeira parte dos pés a encostar o chão deve ser o calcanhar para, em seguida, transferir o peso para a planta e, então, para os dedos, que darão o impulso para o próximo passo. Caso você pise com os pés inteiros no solo, sobrecarregará os joelhos, os tornozelos e a coluna, pois não distribuirá o peso na hora do choque causado nas passadas.

Respiração

Para que os seus treinos sejam mais eficazes, respire corretamente para ter mais fôlego, queimar mais calorias e ter mais saúde. Desde crianças, estamos acostumados a respirar pelo peito, o que é denominado respiração curta ou alta. Porém, além de gerar pouco fôlego, ela provoca ansiedade.

Portanto, a respiração mais adequada para a prática esportiva é a abdominal. Para tanto, preste atenção ao seu corpo: na hora de inspirar, veja se a sua barriga incha. Se isso acontecer, parabéns! Você conseguiu realizar a respiração abdominal, que garante mais fôlego e tranquilidade à sua corrida.

A expiração deve ser sempre mais longa que a inspiração para que a eliminação do gás carbônico seja maior e para que a entrada do oxigênio seja mais eficaz por causa do espaço maior nos pulmões.

correndo corretamente

Quantas Calorias Perco em uma Corrida

Em uma corrida de 1 hora é possível perder até 750 calorias, mas tudo depende da velocidade alcançada e do terreno escolhido no trajeto. Quanto mais irregular ele for, maior será o gasto calórico.

Equipamentos

Para não sofrer de lesões nos joelhos e nos pés, atente-se ao seu par de tênis, que deve ser adequado para absorver impactos. Além disso, use roupas leves que absorvam o suor e não se esqueça de passar o filtro solar se for correr durante o dia.

Fernanda Guimarães

Autora

Fernanda Guimarães é apaixonada pela área de relacionamento, sexualidade & amor. Tem ajudado milhares de mulheres a encontrarem o homem ideal através de suas dicas de atração, sedução e conquista!



Comente!




*Campos obrigatórios