Como Aliviar Dores nas Costas

Para aliviar dores nas costas, é preciso relaxar e alongar os músculos diariamente.

Artigo publicado por Fernanda Guimarães nas categorias: Beleza, Saúde

Má postura, excesso de peso, exercícios realizados incorretamente ou predisposição genética são algumas causas das temíveis dores nas costas, que afligem grande parte da população brasileira. O pior é que, muitas vezes, nem os médicos conseguem identificar a origem dessas dores e os pacientes ficam sem solução para seus problemas. Entretanto, é possível acalmar um pouco o sofrimento com medidas simples. Sendo assim, saiba como aliviar dores nas costas.

Faça Alongamentos

Nada como esticar as costas para colocá-las no lugar. Para tanto, siga alguns exercícios básicos de alongamento para aliviar as dores nas costas. A respiração, nesse momento, é muito importante, pois ela ajuda a comprimir e a relaxar os músculos. Portanto, nos movimentos de levantamento, inspire pelo nariz e nos de relaxamento, expire pela boca.

Dores nas costas

  • Fique em pé com as pernas abertas na largura da cintura e com a coluna ereta. Levante os braços vagarosamente pelos lados até que as mãos se toquem sobre a sua cabeça. Sinta todo o seu corpo se esticar e, após 5 segundos, solte os braços lentamente.
  • Fique em pé, com as pernas abertas em um ângulo de 60º e com a coluna ereta. Vá abaixando os braços e os troncos lentamente até que as mãos toquem o chão. Se não conseguir, não tem problema, segure os tornozelos. A cabeça deve ficar apontada para o chão. Segure por 5 segundos e volte à posição inicial.
  • Fique em pé com o corpo voltado para uma parede. Coloque uma das pernas para a frente enquanto a outra fica para trás, na ponta do pé. Encoste as mãos sobre a parede e force a coluna e os braços contra ela como se a estivesse empurrando. Permaneça por 5 segundos na posição e troque de pernas.
  • Deite-se sobre um colchonete com a coluna e as pernas eretas. Dobre os joelhos em direção ao peito e abrace-os com ambos os braços. Faça movimentos de balanço, virando o corpo de um lado para o outro e depois solte os braços, retornando as pernas à posição inicial. Assim, suas costelas entrarão no lugar e ficarão relaxadas.

Esses exercícios de alongamento devem ser repetidos 3 vezes cada em cada sessão. Para que tenham eficácia, tente fazê-los pelo menos 2 vezes ao dia, uma ao acordar e outra, antes de dormir.

Relaxe as Costas

Às vezes, sem querer, acabamos por esforçar demais a coluna, seja com atividades físicas ou com a má postura diante do computador, por exemplo. Com isso, os músculos das costas se esforçam demais e podem sofrer uma tensão. Se esse for o seu caso, a melhor solução é descansar as costas, pois continuar com os movimentos agravará os problemas.

Alivias dores nas costas

Sendo assim, deite-se de costas sobre uma superfície plana e dura como um piso atapetado ou um colchão fino. Coloque alguns travesseiros embaixo dos joelhos para relaxar ainda mais a coluna e, sob o pescoço, enrole uma toalha. Mas se preferir, deite-se de lado, de modo que a curvatura da espinha fique alinhada na sua posição natural. O travesseiro deve ficar entre as pernas e a toalha enrolada sob o pescoço.

Passe Gelo

Nossa primeira opção ao sentir alguma dor é passar algo quente sobre o local lesionado, principalmente nas costas. Mas como quando existe uma lesão o sangue corre para a área afetada, o calor fará com que o fluxo sanguíneo aumente ainda mais, o que agrava a lesão e, por consequência, a dor. Portanto, pelo menos nas primeiras 48 horas após a inflamação, o correto é aplicar gelo.

No entanto, se essa aplicação for incorreta, poderão haver lesões na pele. Então, molhe uma toalha ou um pedaço de pano limpo em água morna. Em seguida, torça-os e coloque rapidamente dentro deles um saco de gelo, que pode ser em cubos ou triturado. Aplique esse paramento sobre o local lesionado, fazendo movimentos circulares por aproximadamente 15 minutos. Repita esse procedimento a cada hora até que a região desinche e a dor seja aliviada.

Fernanda Guimarães

Autora

Fernanda Guimarães é apaixonada pela área de relacionamento, sexualidade & amor. Tem ajudado milhares de mulheres a encontrarem o homem ideal através de suas dicas de atração, sedução e conquista!



Comente!




*Campos obrigatórios