Caminhada Emagrece?

A caminhada é um dos melhores esportes para quem pretende perder peso e beneficiar a saúde.

Artigo publicado por Fernanda Guimarães nas categorias: Beleza, Boa Forma

Ao invés de fazer dietas malucas e ingerir medicamentos que causam inúmeros efeitos colaterais, que tal calçar um par de tênis e sair caminhando pelas ruas da sua vizinhança para emagrecer? Pois é, além de queimar aquela gordurinha horrível da barriga, a caminhada traz vários benefícios à sua saúde. Portanto, saiba por que a caminhada emagrece lendo esse post com atenção.

Por Que Caminhada Emagrece?

A caminhada emagrece porque os passos trabalham a gordura abdominal profunda, também conhecida como visceral, fazendo com que seja queimada por causa do aumento do metabolismo. Assim, se você pretende perder 10% da sua gordura corporal total, pode diminuir a visceral em até 30%, que traz benefícios para a sua saúde.

Caminhada emagrece?

Com isso, é possível perder até 2,5 centímetros da circunferência abdominal em apenas 1 mês com caminhadas de 1 hora por dia, mesmo sem dietas. Contudo, se quiser perder mais peso, alie o exercício a uma dieta rica em vitaminas, minerais e proteínas.

Benefícios da Caminhada para a Saúde

Como ela ajuda na queima da gordura visceral, faz com que o sistema circulatório funcione melhor, o que previne doenças cardiovasculares. O sistema respiratório fica mais forte devido ao aprimoramento da respiração durante as passadas e o humor torna-se bem mais alegre graças à maior produção de serotonina, hormônio da felicidade, pelo organismo.

Como Caminhar para Perder Peso

Em primeiro lugar, escolha um par de tênis bem confortável e vista roupas leves. Faça um aquecimento de aproximadamente 10 minutos. Então, nos 10 primeiros minutos, caminhe suavemente, com passos lentos. Depois, acelere-os até que o seu coração comece a bater com mais rapidez. Nos últimos 10 minutos, desacelere e, por fim, faça um alongamento para que os seus músculos não doam no dia seguinte.

Além disso, mude sempre o roteiro das caminhadas, preferindo terrenos cada vez mais íngremes, pois quando o organismo se acostuma com o mesmo ritmo, para de queimar gorduras.

Frequência Cardíaca

Outro item que influencia na maior ou menos perda de peso é a frequência cardíaca. Para cada pessoa, a quantidade de batimentos do coração é diferente, contanto que fiquem entre os 60 e os 75% da frequência máxima. Para calcular esse índice, basta fazer algumas contas rápidas.

Caminhada

Inicialmente, subtraia a sua idade do número 220. Multiplique esse resultado por 0,6 para conhecer a sua faixa máxima e por 0,75 para a mínima. Então, os seus batimentos devem ficar nesse intervalo para que você consiga todos os benefícios oferecidos pelas caminhadas.

Para tanto, compre um monitor cardíaco para poder administrar o seu coração. Assim, você conseguirá ajustar as suas passadas de acordo com ele sem forçá-lo.

Cuidados

Antes de começar a caminhar, passe por uma consulta médica com o seu cardiologista, pois você pode sofrer de algum problema e ele poderá te indicar o melhor ritmo para não forçar o seu coração e para perder o máximo de peso possível no menor espaço de tempo.

Os tênis devem ser bastante confortáveis e, de preferência, próprios para o esporte para não ter problemas com a coluna. Prefira roupas adequadas para a prática de corridas ou caminhadas para ter mais leveza e frescor.

Sempre beba água antes, durante e após o percurso para se manter hidratada e não se esqueça de usar o protetor solar quando for caminhar durante o dia, mesmo que estiver nublado.

Fernanda Guimarães

Autora

Fernanda Guimarães é apaixonada pela área de relacionamento, sexualidade & amor. Tem ajudado milhares de mulheres a encontrarem o homem ideal através de suas dicas de atração, sedução e conquista!



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