Benefícios do Tratamento de Reposição Hormonal

A menopausa é uma fase que traz muito desconforto às mulheres e, por isso, médicos recomendam a reposição hormonal.

Artigo publicado por Fernanda Guimarães nas categorias: Beleza, Saúde

A menopausa é marcada pela interrupção da menstruação e pelo término do período reprodutivo. Ela acontece entre os 45 e os 55 anos de idade e, para algumas mulheres, essa fase é bastante complicada, principalmente por causa dos sintomas desagradáveis causados pela falta da produção de hormônios femininos. Por isso, os médicos recomendam a terapia de reposição hormonal para que esses sintomas sejam amenizados. Sendo assim, conheça os benefícios do tratamento de reposição hormonal.

Sintomas da Menopausa

Os principais sintomas da menopausa são: interrupção da menstruação, ondas de calor repentinas seguidas de suores frios (principalmente à noite), mudanças de humor bruscas, ansiedade, irritabilidade, nervosismo, depressão, unhas enfraquecidas, cabelos e pele secos, insônia, falta de lubrificação vaginal e pouca libido sexual. Entretanto, não é comum que todos os sintomas sejam verificados na mesma mulher.

Além disso, com a falta da produção do hormônio estrógeno, o organismo fica mais suscetível a sofrer de problemas cardiovasculares e ósseos como a osteoporose e a osteopenia.

mulher em menopausa

Como Funciona o Tratamento de Reposição Hormonal

O tratamento de reposição hormonal será realizado de acordo com o histórico da paciente, de exames laboratoriais e dos sintomas apresentados. Na menopausa, a mulher deixa de produzir seus hormônios femininos, ou seja, a progesterona e o estrogênio. Portanto, eles deverão ser repostos, mas não com o objetivo de cessar a menopausa, e sim, de amenizar os sintomas por ela provocados.

Geralmente, esse tratamento é feito à base de dosagens pequenas de estrógenos, que são ministradas oral ou transdermicamente (com gel ou adesivos). Outra forma utilizada são os implantes hormonais, que garantem mais segurança e praticidade.

Benefícios da Reposição Hormonal

O principal benefício da reposição hormonal é a amenização dos sintomas causados pela menopausa, principalmente as ondas de calor, a atrofia urogenital e o envelhecimento da pele. Por outro lado, ela previne doenças cardiovasculares e a osteoporose.

Controvérsias Científicas

  • Até pouco tempo atrás, todos os médicos entravam em um consenso de que toda mulher que entrasse na menopausa deveria fazer a terapia de reposição hormonal. Contudo, a partir de 2002, quando o estudo Women’s Health Iniciative (Iniciativa da Saúda das Mulheres) foi publicado no Journal of the American Association, essa visão mudou bastante.
  • Segundo essa pesquisa, a terapia de reposição hormonal pode aumentar a incidência de doenças como a trombose venosa, infarto, derrame cerebral e câncer de mama. Porém, diminui os casos de câncer do colo retal e de osteoporose.
  • Portanto, esse estudo veio para que os ginecologista, hoje, tenham critérios mais rigorosos ao recomendarem uma reposição hormonal às suas pacientes. Sendo assim, ela só é receitada para as mulheres que realmente sofrem com sintomas muito desconfortáveis causados pela menopausa, pois em vários casos, eles são controláveis. Por isso, os médicos devem avaliar cada caso com cuidado para ter a certeza da necessidade desse tratamento.
  • Desse modo, mulheres que estão na menopausa devem procurar o médico pelo menos 1 vez ao ano para que passem por exames constantes a fim de que qualquer problema seja detectado ainda no início para que possa ser tratado com urgência.

hormônios

Fernanda Guimarães

Autora

Fernanda Guimarães é apaixonada pela área de relacionamento, sexualidade & amor. Tem ajudado milhares de mulheres a encontrarem o homem ideal através de suas dicas de atração, sedução e conquista!



Comente!




*Campos obrigatórios