Alimentos Ricos em Cromo

O cromo é um mineral essencial para a vida humana e, por isso, deve ser ingerido diariamente.

Artigo publicado por Fernanda Guimarães nas categorias: Bem-Estar, Saúde

O cromo é um dos minerais essenciais à vida humana, pois é responsável por manter os níveis de glicose estáveis. Por isso, também é importante na manutenção do peso, já que controla a vontade por doces. Então, saiba tudo sobre esse mineral e conheça os alimentos ricos em cromo para incluí-los em sua dieta agora mesmo.

Por Que o Cromo Emagrece?

O cromo age em 2 frentes no organismo humano de modo a fazer o ponteiro da balança abaixar: na primeira, inibe a necessidade por doces e, na segunda, controla o apetite. Isso ocorre porque a função da insulina, hormônio responsável pela distribuição de açúcar, seja potencializada. Com isso, o carboidrato que ficaria armazenado em forma de gordura, principalmente na região abdominal, transforma-se em fonte de energia. Assim, a ânsia por alimentos torna-se mais controlada e a pessoa passa a perder peso com mais facilidade.

Benefícios do Cromo para a Saúde

Entretanto, o cromo não ajuda somente na perda de peso, mas na saúde em geral. Portanto, veja abaixo quais são os principais benefícios do cromo para a saúde:

Alimentos ricos em cromo: Integrais

  • Diminui os níveis de colesterol ruim (LDL) do sangue;
  • Diminui os sintomas da depressão;
  • Ajuda no combate à celulite;
  • Ajuda no tratamento e na prevenção da diabetes tipo 2;
  • Aumenta a disposição e a energia;
  • Ameniza as variações no humor, especialmente durante a TPM (Tensão Pré-Menstrual); e
  • Ajuda no ganho de massa muscular.

Alimentos Ricos em Cromo

Até os 10 anos de idade, o ser humano ainda possui uma quantidade satisfatória de cromo no organismo. Porém, após essa idade, é necessário ingerir suplementos alimentares ou alimentos ricos em cromo. São eles:

Arroz integral

  • Massas, pães e biscoitos integrais, pois os produzidos à base de farinha refinada possuem apenas ¼ de cromo;
  • Arroz integral, porque o arroz branco tem somente ¼ de cromo;
  • Levedura de cerveja;
  • Ostras;
  • Trigo;
  • Tomate;
  • Cebola;
  • Pão de centeio;
  • Batata;
  • Ervilha;
  • Soja;
  • Nozes;
  • Queijos;
  • Pimenta preta;
  • Cogumelo;
  • Ovos;
  • Gérmen de trigo;
  • Pimentão verde;
  • Espinafre;
  • Pimenta do reino;
  • Banana;
  • Brócolis; e
  • Cereais integrais.

O consumo exagerado de carboidratos simples encontrados em doces, chocolates, produtos com farinha refinada e arroz branco faz com que a taxa de cromo no organismo seja reduzida. Portanto, faça escolhas saudáveis. Coma alimentos integrais.

Excesso de Cromo

As quantidades de cromo a serem ingeridas por dia variam entre 50 e 200 mg. Caso a pessoa ultrapasse esse limite, poderá sofrer de algumas consequências maléficas como: alterações urinárias, reações cutâneas como a urticária, sangramentos nasais, náuseas, tonturas, tendência a hematomas, perda de apetite, cansaço e dores de cabeça.

Suplementação Alimentar

Os suplementos alimentares só são válidos em último caso, pois é bastante simples adquirir o cromo através dos alimentos. Para saber se o seu organismo tem carência de cromo, basta fazer um exame de sangue indicado por um especialista. Entretanto, o primeiro sinal dessa deficiência é a compulsão por doces e a vontade de comer a todo instante.

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