5 Dicas de Como Pedir Desculpas

Se desculpar é difícil? Siga 5 dicas para facilitar e melhorar suas relações.

Artigo publicado por Fernanda Guimarães nas categorias: Beleza, Comportamento, Reconquista, Sedução

As relações humanas não são lineares, mas sim teias que vão se emaranhando com o passar do tempo, muitas vezes esses cruzamentos pelos quais uma relação entre duas pessoas, amigas, familiares ou amantes, passa pode acabar dando um nó. O que fazer quando isso acontece? Desde pequenos somos ensinados a pedir desculpas e a desculpar, mas será que isso realmente causa efeito na nossa vida real?

briga

O Papel das Desculpas

Pedir desculpas é um ato que propõe muitas coisas dentro da nossa cultura. Primeiramente, admite que a pessoa se arrepende do que fez ou falou, portando admite seus erros, um ato de humildade que é valorizado. Além disso, pedir desculpas é também mostrar que se importa em reconquistar o respeito ou o afeto da pessoa a quem se dirige a desculpa. Os valores implícitos nesse ato fazem com que ter as desculpas aceitas descarregue serotonina no cérebro de quem se desculpou, causando bem estar e elevando a satisfação pessoal, logo também é mais fácil ser feliz após ser desculpado.

5 Dicas Para Pedir Desculpas

Embora importante nas relações sociais e para o sentimento de bem estar o pedido de desculpas seja tão importante, os muros que são construídos para se abaixar e admitir erros são quase intransponíveis. Como dar inicio a um pedido de desculpas? Algumas dicas podem ajudar.

Reconhecimento do erro:

a parte mais difícil de se desculpar, é preciso assumir a responsabilidade pelo que houve e admitir o que causou a mágoa. Não tente se justificar com um posicionamento defensivo, pois isso dá a entender que não reconheceu completamente o erro, ou seja, que não está se desculpando sinceramente. Explicite sua intenção de melhorar no futuro, se for o caso.

Parecer sincero:

o que vale para o discurso do reconhecimento do seu erro vale para todo um pedido de desculpas, não seja incoerente, seja verdadeiro que isso será mais simples. Se suas explicações forem reais, não precisará de muito esforço da outra parte para compreender seu lado da história. Pode haver mal-entendidos que dificultem essa aceitação, por isso é importante também ser claro, para evitar que se repitam. Se posicionar apenas a favor de si mesmo pode ser egoísta, o que pode ferir ainda mais o outro, causando efeito contrário.

briga de casal

Escolha o que falar:

como dizíamos, é importante evitar mal-entendidos, o sucesso de um pedido de desculpas depende muito da sua capacidade de comunicação, escolher palavras de tons mais gentis é importante para abrir o canal entre as partes e viabilizar uma conversa. As palavras também enfatizam o entusiasmo, o quanto isso é importante para a pessoa e também dá mostras se o comportamento dela irá mudar ou não.

Transmita boas intenções:

mostre a pessoa que o acontecimento que gerou o problema foi um fato isolado, que em geral você age de outra forma. Explicite o que aconteceu para a situação chegar a tal ponto, por exemplo, uma simples desculpa por um atraso pode soar muito melhor se o interlocutor saber quais foram os motivos que levaram a esse atraso. É assim com a maioria das situações, mas fuja de desculpas prontas.

Mostre que você se importa:

o pedido de desculpas, por si só, é um grande esforço da sua parte, mas é preciso demonstrar isso á quem está magoado, pois as vezes o problema é grande o suficiente para mascarar suas intenções e seu esforço em admitir os erros. Isso também depende do tempo, pode ser preciso esperar a hora certa para tocar em um assunto delicado, o que também demonstra preocupação com a pessoa.

Fernanda Guimarães

Autora

Fernanda Guimarães é apaixonada pela área de relacionamento, sexualidade & amor. Tem ajudado milhares de mulheres a encontrarem o homem ideal através de suas dicas de atração, sedução e conquista!



Comente!




*Campos obrigatórios